“DIÁRIO DE UM HOMEM FELIZ – Pe. Luigi Médici – Missionário Xaveriano”


Claudinei Pollesel, historiador e membro do IHGP, D. Getúlio Teixeira Guimarães, bispo da Diocese de Cornélio Procópio/PR, Pe. Geraldo Bahia, pároco de Santa Mariana/PR e Pe. Giovanni Murazzo, missionário Xaveriano, pároco na diocese de Piracicaba/SP, durante o lançamento do livro “DIÁRIO DE UM HOMEM FELIZ” em 14/10/2012 na Paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, em Santa Mariana/PR.

A amizade de mais de 25 anos entre o historiador Claudinei Pollesel e o missionário Xaveriano, Pe. Giovanni Murazzo produziu mais um fruto: o livro “DIÁRIO DE UM HOMEM FELIZ – Pe. Luigi Médici, missionário Xaveriano”. É o terceiro livro escrito pelos amigos Claudinei e Giovanni!

O lançamento desta obra aconteceu no domingo, 14 de outubro de 2012, na cidade de Santa Mariana/PR, diocese de Cornélio Procópio e contou com dois belos momentos: a santa Missa celebrada ás 9 hs. pelos Padres Giovanni Murazzo e Geraldo Bahia e sessão de autógrafos ás 10 hs. no salão Paroquial Pio XII, com a presença do bispo da diocese, D. Getúlio Teixeira Guimarães, que fez uma bela explanação sobre a importância da presença xaveriana naquela diocese por tantos anos e sobre a figura inesquecível de Pe. Luigi Medici, ainda hoje muito lembrada pelos antigos paroquianos.

“DIÁRIO DE UM HOMEM FELIZ” é uma pequena parte do diário escrito pelo Pe. Luigi Medici, pioneiro dos Xaverianos no Brasil. Pe. Medici inicia a escrita de seu diário em 1940, quando estava com 20 anos e ingressando na Congregação dos Missionários Xaverianos e escreve pela última vez em 2007, três dias antes de embarcar definitivamente para a Itália. São mais de 1500 páginas digitadas pelo próprio autor! O livro traz um resumo de sua vida missionária no Brasil por mais de 50 anos e retrata, particularmente, sua passagem pela cidade de Santa Mariana/PR onde foi pároco por 16 anos. “Pe. Medici dizia que a sua maior alegria foi a paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Santa Mariana/PR, por isso utilizamos este critério para a seleção do texto que compõe o livro”, explicam os organizadores.

Pe. Luigi Medici atuou em muitas outras cidades do estado de São Paulo e do Paraná. Ultimamente seu trabalho era organizar e manter o arquivo da congregação na Casa Regional, na Vila Mariana, São Paulo. Desenvolveu este trabalho no arquivo de forma admirável e sistemática. Aprendeu a utilizar o computador com mais de 70 anos e tornou-se exímio digitador e conhecedor dos meandros da informática. Faleceu em 2010, com 90 anos, na Casa Mãe dos Xaverianos, em Parma, Itália.

Foi Superior Regional dos Missionários Xaverianos e foi neste seu mandato que os Xaverianos vieram para a diocese de Piracicaba, assumindo duas paróquias de periferia: Imaculado Coração de Maria, na Paulicéia e São Francisco Xavier, no Itapuã.

A obra tem a apresentação de D. Edson de Castro Homem, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e diretor nacional da Legião de Maria e prefácio de Ir. Dina Manfredi, Missionária de Maria, Xaveriana, além de texto dos organizadores, Claudinei Pollesel e Pe. Giovanni Murazzo.




A obra está á disposição dos interessados pelo preço de $10,00 (dez reais):

Secretaria da Paróquia Imaculado Coração de Maria

Rua Antonio Bacchi, 1065 – Paulicéia

Piracicaba/SP

Fone: 19.342240 80

murazzo@terra.com.br



Secretaria da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças

Praça Pres. Getúlio Vargas, 200

Santa Mariana/PR

Fone: 43.35311101

padrebahia@hotmail.com







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO