MONS. JAMIL NASSIF ABIB





Benção sobre benção! Encontro com o querido Mons. Jamil Nassif Abib, pároco emérito da Catedral de Santo Antonio, da Diocese de Piracicaba, membro do IHGP, exímio historiador e referência na pesquisa histórica! Estará no BARRACO DO FREI SIGRIST em março coordenando um bate papo sobre a questão do tombamento e as possibilidade de arquivamento do acervo do Frei Sigri

quem é MONS. JAMIL NASSIF ABIB
Natural de Canitar (SP)

Filiação – Tanus Abib e Rosalina Nassif Abib

Nascimento – 4 de março de 1940

Ordenação diaconal – 6 de janeiro de 1966

Ordenação presbiteral – 9 de janeiro de 1966 

É pároco emérito e vigário-paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Piracicaba. Também é o Chanceler do Bispado da diocese desde 1 de fevereiro de 2013. 

Foi o Cura da Catedral, pároco da Paróquia Santo Antônio, de 12 de fevereiro de 2006 a 22 de janeiro de 2015. Foi membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.

Foi pároco da Paróquia São João Batista por 31 anos e reitor do Santuário Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Rio Claro, e coordenador da Região Pastoral Rio Claro. Já exercera o ofício de Vigário Geral da diocese de fevereiro de 2003 a 19 de maio de 2004.

Foi ordenado sacerdote na Catedral de Santo Antônio pelo rito Bizantino Greco-melquita, pela imposição das mãos de Dom Elias Coueter em 9 de janeiro de 1966. No dia 16 do mês seguinte, iniciou seu trabalho em Rio Claro, primeiramente como vigário-cooperador da Paróquia São João Batista; depois foi o primeiro pároco da Paróquia Bom Jesus.

Em 1969 foi transferido para a paróquia de Santa Maria da Serra e, em 1973, para a Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba. No dia 22 de fevereiro de 1975, retornou a Rio Claro, tomando posse como pároco da Paróquia São João Batista e assumindo também a missão de Vigário Episcopal da Região Pastoral Rio Claro.

Foi agraciado com o título de Monsenhor “Capelão Pontifício”, nomeado pelo Papa João Paulo II em 6 de setembro de 1988, sendo que Dom Eduardo procedeu à investidura em 2 de julho do ano seguinte.

Monsenhor Jamil possui especialização em Museologia, Arquivologia e Arte Sacra e Mestrado em História. Ele se destaca na área de história, história da Igreja, museologia, patrimônio histórico e artístico e filatelia. Participou de diversos cursos, seminários e outros eventos; também desenvolveu diversas atividades relacionadas a essas áreas. Foi por muitos anos conselheiro do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, sendo também o representante do Regional Sul-1 da CNBB nesse órgão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO