TEXTO FINAL DE AGRADECIMENTOS PELO ENCERRAMENTO DO ANO MEMORIAL DE FREI SIGRIST




Ao iniciar as pesquisas em torno do MEMORIAL DE FREI SIGRIST, visando celebrar o vigésimo ano de sua morte, de sua Páscoa definitiva (1998 – 2018) percebi que teria que abordar, buscar e valorizar todas as famílias de FREI FRANCISCO ERASMO SIGRIST, o Pebo, o pai do Jardim Glória.
Afinal ele viveu sua vida para todos, entre todos e seu legado, sua obra e sua santidade estão presentes em todos que o conheceram de uma forma marcante e que jamais poderia ser ignorado por quem se propusesse á biografa-lo.
Assim, busquei, abordei e valorizei todas as famílias que identifiquei:
1ª. Família – a de sangue, AMBIEL/SIGRIST,  isto é os descendentes de Lina Ambiel e Francisco Xavier Sigrist, irmão, irmãs, cunhados, sobrinhos, primos, parentes em geral. E aqui não poderia deixar de nominar aqueles que tomaram a frente e foram fundamentais para o sucesso do livro: os irmãos do frei: LINO, LORE, BENVINDA, STELLA MARIS E BERTA, a sobrinha FERNANDA e a prima BELA AMBIEL. Nada teria sido possível sem a ajuda, a paciência e o amor destas 07 figuras maravilhosas e encantadoras! Em nenhum momento duvidaram que seria possível e me apoiaram desde o início, inclusive nas questões financeiras. Obrigado! Que Deus lhes pague através da intercessão de frei Sigrist.
2ª. Família – a Colônia de Helvetia. Foi uma grande descoberta, uma enorme alegria poder me aproximar desta gente maravilhosa, que compõe a comunidade de Helvetia. Ali nasceu nosso frei e ali viveu a maior parte de sua vida. Conhecendo um pouco desta gente é possível entender um pouco do caráter de frei Sigrist e do seu modo de viver a santidade. Ali é um pedacinho do céu, um cantinho do paraíso, escondido em Indaiatuba/SP. Ali obtive depoimentos lindos, textos carinhosos e apoio financeiro que permitiram que o livro existisse. Agradeço de forma carinhosa e especial o carinho e apoio do Cônego Álvaro Augusto Ambiel e de toda a comunidade; do coral Jodlerklub que tem como regente o suíço Arnold Heuberger; o coral da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na pessoa de seu regente, Domingos Sávio Amstalden e da organista, sua esposa, Maria Alvina krähenbühl, que também foi a gentil tradutora de muitos textos em alemão; a Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe, na pessoa de seu presidente e querido amigo, Carlos Alberto Ambiel.  Não poderia jamais deixar de mencionar o carinho, a paciência e o zelo de Célia Wolf, arquivista do Centro de Memória de Helvetia, que tornou-se parceira e amiga do Memorial, ultrapassando os limites profissionais, envolvendo-se de forma carinhosa e competente.  Cito aqui também a querida Lígia Madalena Amstalden que tornou-se um elo importante entre o Jardim Glória e a Suíça, tendo sido a responsável por trazer deste país a bela imagem de São Nicolau de Flüe e sua esposa Dorothea, onde foi incrustada a relíquia deste santo. Esta imagem e sua relíquia estão expostas e veneradas piedosamente na Capela do Jardim Glória, conforme desejo e plano de frei Sigrist. O maior agradecimento que podemos fazer á Lígia pela sua generosidade é pedir que Deus a abençoe, guarde e proteja. Este espaço seria pequeno para elencar tudo que estas pessoas e seus grupos fizeram pelo projeto Memorial de frei Sigrist. Agradeço á todos e peço á benção de Deus em suas vidas e projetos, através da intercessão de São Nicolau de Flüe e de frei Sigrist.  
3ª. Família – os Frades Capuchinhos – foi uma grande alegria agradável surpresa ter o apoio e o incentivo dos frades capuchinhos. Frei Jose Orlando Longarez tornou-se nosso consultor e diretor espiritual incentivando, animando e corrigindo os rumos da biografia, colocando todo seu tempo e amor no projeto memorial. Frei Carlos Silva, á época Ministro Provincial dos Frades Menores Capuchinhos, da Província da Imaculada Conceição aprovou e apoiou todas as iniciativas, colocando até mesmo a conta corrente dos frades capuchinhos á disposição para receber as doações dos patrocinadores da obra. Tanto frei Longarez, como frei Carlos foram fundamentais no processo e em nome deles agradeço á todos os frades. Que frei Sigrist interceda á Deus enviando santas vocações sacerdotais e religiosas.
4ª. Família – o Jardim Glória. Estive presente e frequentei com carinho e amor aquele pedacinho de Piracicaba, que foi o projeto de vida e santidade de frei Sigrist. Me envolvi carinhosamente com dona Joaninha e seus vizinhos e amigos, os vizinhos e amigos de frei Sigrist. Não é possível falar e saber de frei Sigrist sem conhecer o Jardim Glória e suas belezas: o barraco do frei, a Capela de Santa Clara e São Francisco, as palmeiras imperiais, os muros de pedra, as mais de 100 casas construídas em mutirão e principalmente sua gente, aquela gente que amou e foi amada por frei Sigrist. Recebi deles incentivo e apoio. Obrigado! Frei Sigrist é do Jardim Glória, mesmo agora, pois sua essência e seu amor continuam presentes naquela antiga favela. Do céu intercede e cuida de seu povo com o mesmo carinho e zelo de antes!
5ª. Família – os amigos do Brasil e da Suíça. Foi uma grande alegria e surpresa descobrir o grande número de amigos e admiradores que permanecem fiéis e defendem a memória e o legado de frei Sigrist. Vinte anos de morte não abalaram em nada este carinho de seus amigos. Muitos se manifestaram e enviaram depoimentos e informações valiosas e importantes para o livro. Antigos colaboradores do tempo de pastoral de frei Sigrist tornaram-se colaboradores do projeto do memorial, acreditando e confiando que seria bom e necessário este resgate histórico. A rede de amigos colaboradores montada e tecida por frei Sigrist ainda estava ativa e usufrui desta mesma rede de contatos.  Quero citar aqui estes amigos, representando todos os outros:  Waldir Mutti, Pierre e Virginia Welch, Doris e Jürg Müller. Através destes peço que todos os AMIGOS DE FREI SIGRIST, sintam-se abraçados e abençoados, por intercessão de frei Sigrist.
Foram centenas de pessoas envolvidas, encantadas e irmanadas com a vida e obra de FREI FRANCISCO ERASMO SIGRIST, através desta inspiração divina que chamamos de MEMORIAL DE FREI SIGRIST. Impossível nomear todas estas pessoas amigas mas tenham a certeza que Deus, Pai de misericórdia, tem estes nomes e os recompensará permitindo que desfrutem da GLÓRIA em seu jardim.
Finalizo citando uma frase da amiga Márcia Amstalden: “Com a publicação deste livro o Pebo está novamente entre nós!”. Ao ouvir esta afirmação percebi que valeu a pena e que estamos no caminho certo para mantermos viva a VIDA e a OBRA do Pebo, o frei Sigrist, o pai do Jardim Glória, o Francisco dos pobres e favelados.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO