MISSA SOLENE EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 100 ANOS DE FALECIMENTO DO PADRE NIKOLAUS AMSTALDEN, O PRIMEIRO PADRE DA COMUNIDADE DE IMIGRANTES DE HELVETIA.


A santa missa foi celebrada na manhã de 13 de outubro de 2019 na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, de Helvetia, em Indaiatuba/SP pelos Revmos. Conego Álvaro Augusto Ambiel, administrador daquela paróquia e pelo Padre Marco Antônio Amstalden, Pároco da Paróquia Sant’Ana - Sousas , em Campinas/SP, ambos descendentes de imigrantes suíços.
Após a celebração houve o lançamento da biografia do Kaplan (capelão) Amstalden e inaugurado o Centro de Memórias em sua homenagem, em sua antiga e humilde residência, conservada próximo da igreja de Helvetia e que lembra a cabana utilizada por São Nicolau de Flue, padroeiro da Suíça e ancestral de muitos suíços, inclusive da família Amstalden.
A biografia: “Padre Nikolaus Amstalden – o capelão dos imigrantes suíços” foi escrita por José Mateus Ambiel, auxiliado por Bela Ambiel, Thomas Gmur e Luiz Antônio Ambiel e por significativa e competente equipe de trabalho. A publicação foi possível graças à generosidade de amigos patrocinadores. Toda a equipe de trabalho e patrocinadores são citados nominalmente na biografia, como sinal de gratidão e reconhecimento histórico.
Os dados históricos e informações sobre a vida de Kaplan Amstalden foram garimpados nos escritos de Padre Johan H. Amstalden; Dom Polycarpo Amstalden, Dom Ildefonso Stehle, Agnes Ming e Therese Ambiel.
“A MEMÓRIA HISTÓRICA DE UMA COMUNIDADE REVELA A IDENTIDADE DE SUA GENTE”. (Prof. José Luiz Sigrist)













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO