Piracicaba é consagrada ao Imaculado Coração de Maria.

 


Piracicaba é consagrada ao Imaculado Coração de Maria.

“Depois ele desceu com eles para Nazaré; era-lhes submisso; e a sua mãe guardava todos esses acontecimentos em seu coração”.

Ao iniciarmos o mês de maio, dedicado á Maria, mãe de Deus e nossa, é bonito e importante  lembrar que a devoção ao IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA em Piracicaba/SP tem inicio em 1890 com a chegada de frade italiano, frei Luiz Maria de São Tiago, que para cá veio junto do primeiro grupo de missionários capuchinhos.  Este grupo pioneiro de frades recebeu a incumbência do Papa Leão XIII de propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Frei Luiz Maria de São Tiago, paralelo á esta incumbência, trouxe o propósito de divulgar a devoção ao Imaculado Coração de Maria e assim o fez de forma admirável, apesar de sua curta permanência nesta cidade, pois voltou para a Itália em 1902 e lá faleceu com apenas 48 anos.

Entre tantas ações marianas, colaborou com a fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, junto com a piracicabana Madre Cecília, hoje em processo de beatificação e consagrou a cidade de Piracicaba ao Imaculado Coração de Maria em 25 de março de 1893. Esta consagração da cidade foi renovada em 25 de agosto de 1928 com a presença de Dom Francisco de Campos Barreto, bispo diocesano de Campinas. Em 31 de outubro de 1942, o Papa Pio XII consagrou toda a Humanidade ao Coração de Maria. Em 21 de agosto de 1988, o terceiro bispo diocesano, Dom Eduardo Koaik, por ocasião do encerramento do Ano Mariano, consagrou a Diocese de Piracicaba a Nossa Senhora.

Durante a missa solene de abertura dos festejos do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba, realizada em 09 de setembro de 2018, ocorreu a renovação da Consagração da Diocese de Piracicaba ao Imaculado Coração de Maria, a coroação de sua imagens e a oferta de flores a Nossa Senhora. O momento composto de oração solene e coroação da imagem do Imaculado Coração de Maria ocorreu tanto na Sé Catedral Santo Antônio, como nas regiões pastorais Capivari, Rio Claro, Santa Bárbara e São Pedro onde foram celebradas as santas missas jubilares.

Na catedral Sé de Santo Antônio, num dos altares laterais, ao lado das sepulturas de Mons. Rosa, Dom Aniger e Dom Eduardo está a belíssima imagem do Imaculado Coração de Maria, com a placa indicativa desta consagração inicial de 1893 da renovação de 1928.

“No fim meu IMACULADO CORAÇÃO triunfará!”.

(Claudinei Pollesel, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO