nossos antepassados



NOSSOS ANTEPASSADOS
Desde o século XVI
Esta árvore genealógica é uma verdadeira preciosidade. Poucas famílias tem este privilégio. São informações de nossos antepassados desde o século XVI até hoje!
Estas informações só existem graças a Dona Amália Taurchini Polesel, esposa de Eddo Polesel, italianos que imigraram para a Venezuela e lá constituíram família e negócios.
Dona Amália, apaixonada por genealogia, incentivou seu sobrinho, Alessando Vaccher, filho de Delia Pollesel, a percorrer igrejas, cemitérios e cartórios de Treviso para resgatar informações que estavam esquecidas há mais de 500 anos.
Meu contato com D. Amália foi através de e-mails. Não tive a oportunidade de conhecê-la e, infelizmente, ela faleceu em 20 de abril de 2006, após longos anos de terrível enfermidade degenerativa.
Tenho por ela grande admiração, pois seu gesto, pioneiro e generoso, incentivou pesquisadores do mundo inteiro.
Pete Polesel, nos Estados Unidos e Renzo Polesel, na Itália, desenvolveram páginas na Internet (http://www.polesel.com/ e http://www.polesel.it/). Outros parentes que vivem na Argentina, EUA, Canadá, França, Itália, Suíça e Austrália conheceram um pouco mais sobre suas origens e deram continuidade a pesquisa, gerando descobertas importantes.
Muito obrigado, Dona Amália! A senhora nos ensinou que a genealogia tem o poder de unir as pessoas...

MARCO
nasceu em Bibano (1) em 1595. Foi casado com Agnola.
Agnola nasceu em 1597 e faleceu em 29 de novembro de 1673, em Bibano.
São pais de:

MATTIO
nasceu em 1633 em Bibano. Foi casado com Maria. Faleceu em 20 de junho de 1698, em Bibano.
Maria nasceu em 1644 e faleceu em 27 de maio de 1698, em Bibano.
São pais de:

GIUSEPPE
nasceu em 1674, em Bibano. Casou-se com Cattarina Gava.
São pais de:

ANGELO (Anzolo)
nasceu em 06 de outubro de 1709 em Bibano. Casou-se com Maria Rosada. Faleceu em 21 de novembro de 1782 (2).
São pais de:

ANDRÉA
nasceu em 22 de agosto de 1734 em Bibano. Casou-se com Adriana Spinatto. Faleceu em 07 de agosto de 1820 (3), em Francenigo (4).
Adriana Spinatto era filha de Donato e nasceu em Bibano.
São pais de:

GIÁCOMO
nasceu provavelmente em 1759, em Francenigo. Casou-se com Maria Poletto, que era filha de Lorenzo Poletto.
São pais de:



GIUSEPPE
nasceu em 06 de janeiro de 1793 em Francenigo (5). Casou com Giovanna Furlanetto, filha de Antonio Furlanetto.
São pais de:

PIETRO
nasceu em 06 de março de 1831 em Francenigo (6) . Casou-se com Catterina Covre, nascida em 6 de setembro de 1834 em Brugnera.
São pais de Dommenico, Maria, Fortunato e Itália.
1. distrito pertencente ao município de Godega di Sant’Urbano/TV
2. Addi 22 Novembre 1782 – Ângelo Pollesello d’anni 73 circa di questa Pieve ricevette li Santissimi Sagramenti
Della Confessione, comunione ed oglio Santo e tutto il rimanente, spiró nel Signore doppo le ore sei della decorsa notte, e questa será il Suo Cadavere com le solite esequie é stato seppellito in questo cemitero accompagnato da me Parroco Soprascritto.
(Daí libri dei morti della Parrochia di San Tiziano in Francenigo di Gaiarine/TV
3. 7 agosto 1820 – André di Ângelo e Maria Rosada, di anni 88, cattolico, villico, nato in Biban e domiciliato in Francenigo, in casa sua ....
(Daí libri dei morti della Parrochia di San Tiziano in Francenigo di Gaiarine/TV)
4. distrito pertencente ao município de Gaiarine/TV
5. 6 gennaio 1793 – Giuseppe di Giacomo di Andréa Polesello, e di Maria di Lorenzo Poletto ambi di Francenigo, nacque li 4 corrente alle ore 17 circa ...”
( Dal libro dei Battezzati 1731 – 1783 della Parrochia di San Tiziano a Francenigo di Gaiarine/TV)
6. Addi 7 marzo 1831 - Pietro di Giuseppe di Giacomo Pollesel, e di Giovanna di Antonio Furlanetto jugali nato
Ieri alle ore 2 antemeridiane fu battezzato da me Don Antonio Bevilacqua Arciprete. Madrina al Sacro Fonte Maria di Antonio Furlanetto di Maron. Levatrice Ângela Pollesel di Francenigo.
( Dal libro dei Battezzati 1731 – 1783 della Parrochia di San Tiziano a Francenigo di Gaiarine/TV).


FORTUNATO

Nasceu em Francenigo, distrito de Gaiarine, província de Treviso, região Veneto, no norte da Itália, no dia 03 de julho de 1870. Quarto filho de Pietro e Caterrina Covre. Eram seus irmãos: Dommenico, nascido em 13 de fevereiro de 1859; Maria, nascida em 14 de maio de 1861 e Itália, nascida em 21 de julho de 1866.
Foi soldado da Cavalaria Italiana durante quatro anos, sendo que após sua dispensa, casou-se com Regina Gobbo, em 29 de novembro de 1894. Regina nasceu em Francenigo no dia 03 de junho de 1872 e era filha de Giovanni Gobbo e Teresa Maria Biasotto. Ainda em Francenigo tiveram os dois primeiros filhos: Giovanni e Elisabetta. Imigraram para o Brasil a bordo do vapor Manilla, sendo o embarque no porto de Genova em 10 de outubro de 1897 e o desembarque no porto de Santos em 30 de outubro de 1897.
Após a passagem obrigatória pela Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo, foram contratados pelo Barão de Ibitinga para trabalharem em sua fazenda de café, no município de Itatiba.
Em Itatiba nasceram os filhos Catarina (1898), Benedita Bárbara (1899), Romão Domingos (1901), José (1903) e Victorio (1905).
Em 1905 mudaram-se para Morungaba/SP, no bairro do Bromado, onde faleceu Romão Domingos e, finalmente, em 1907, mudaram-se para Campinas/SP, onde nasceram Romão (1907), Antonio (1910), Jorge (1912), Irineu (1914) e Nello (1916).
Fortunato tornou-se empreiteiro de café e lenha.
Regina faleceu em 01 de junho de 1923, na fazenda Pau d’Alho e Fortunato em 12 de dezembro de 1930, na fazenda Pau Grande, ambos em Campinas/SP.
A morte de Fortunato foi trágica. Seu suicídio foi cercado de mistérios, dores e constrangimentos. Algumas informações se perderam ou foram “esquecidas” pelos filhos e outros contemporâneos.
Em 1999, pesquisando nos arquivos dos jornais “Diário do Povo” e “Correio Popular”, de Campinas, fui surpreendido com três matérias publicadas no dia seguinte de sua morte, isto é, 13 de dezembro de 1930. Estas matérias resgatam um pouco desta história:

1. CORREIO POPULAR – Sábado, 13 de DEZEMBRO de 1930

SUICIDOU-SE DESFECHANDO UM TIRO NA CABEÇA
Um sexagenário, não resistindo ao pesar que lhe minava o coração, põe termo á vida, dando um tiro na cabeça. É este o faceto principal que nos oferece hoje o cadastro policial.
Fortunato Polezel, de nacionalidade italiana, viúvo e com 64 ambos de idade, é o protagonista da triste ocorrência.
Possue elle um lenheiro na fazenda Pau Grande, de propriedade de Antonio Cury, distante 7 kilometros, do bairro do Taquaral.
Segundo está ficando esclarecido esclarecido, esteve Fortunato, ha dias, em Campinas, tendo trazido quantia superior a três contos de réis.
Ou por ter perdido o dinheiro ou por ter sido roubado na “farra”, que aqui se meteu, o facto é que quando retornou á casa, não tinha mais nickel.
Essa circunstância, que esta sendo devidamente apurada no inquérito, contribuiu para o fatal desenlace, pois desde então tornou-se Fortunato bastante acabrunhado.
Para aumentar-lhe o aborrecimento, recebeu elle tambem uma carta de um filho, na qual, em termos incisivos, era-lhe feita uma censura pelo seu proceder ultimamente incorrecto.
Extremamente desesperado, terça-feira, Fortunato já pretendeu levar avante a malfadada idéa de suicidar-se, no qual foi impedido pelo seu filho Rmão.
Desgraçadamente, achava-se o desditoso sexagenario imbuído por taes pensamentos e, hontem, ás 10 horas e 30 minuttos, cometteu o suicidio.
Prevalecendo-se da ausencia de todos, lançou mão de um revolver e defechou um tiro na região frontal parietal direita.
Poucos minutos mais teve de vida.
Scientifficada do facto a policia, rumou para o local o dr. Cesar G. D'Elia, delegado regional, acompanhado do sub-delegado Adrião Monteiro, do escrevente Alvaro Villagelim e do dr. Pagano Brundo, médico-legista.
Como “causa mortis” foi constatado hemorragia cerebral.
Nos bolsos do cadáver foi encontrada uma carta aos seus, de despedida, em a qual affirma haver desapparecido de seus bolsos, quando numa “farra” da cidade, certa quantia em dinheiro. Aborrecido pelo que lhe acontecera e pela censura do filho suicidava-se.
Foi instaurado inquérito policial á respeito.

PREDISPOSIÇÃO AO SUICIDIO

Muito embora hajam, de facto, as circunstancias acima como causadoras do tresloucado gesto de Fortunato Polezel, não se poderá afastar do terreno das cogitações a hyphothese de ser elle um predisposto ao suicidio. Pelo menos, depois que se viu viúvo. Pois desde então mostrou-se outro: deu de beber e tornou-se acabrunhado.
A corroborar tal supposição, existe uma carta de Fortunato, data de 1925, em que ja fala elle em suicidio. Eill-a depisda de alguns erros:

“Fazenda Pau d'Alho, 25-2-1925
Minha queridas filhas e filhos
Vendo-me muito triste e incapaz de me conformar com a dolorosa e inesquecivel morte de minha boa mulher, vossa mãe, vou vos deixar estas minhas poucas linhas para guardarem e respeitarem como uma lembrança eterna deste seu amargurado e afflicto pae.
Voces não poderão imaginar com quanta tristeza hoje peguei nesta penna para vos fazer esta declaração.
Enfim peço-vos todo perdão e creio que nenhum de voces deixará de fazer tudo quanto eu pedir nesta ultima minha folha.
Em primeiro logar, não quero que gastem absolutamente nada com o meu enterro.
Somente quero e pretendo ser posto junto ao sepulchro da minha falecida mulher. Isso não custa absolutamente nada porque temos direito.
Peço tambem estimaren-se bastante entre vós.
Além disso tudo, o que mais desejo é que a minha alma possa encontrar no céo a de sua mãe. Junto a ella pedirei a Deus por voces todos.
Nada mais tenho a dizer.
Acceitem o meu ultimo adeus e a minha bençam e assigno-me o seu afflicto pae
Fortunato Polezel.”

Essa carta, reveladora das boas qualidades de Fortunato, poz, na occasião, a família em desespero.
No entanto a sua intenção pode ser contida pelos seus filhos, que não permitiram a sua execução e o confortaram.
Não se conseguiu, porém, destruir essa intenção e sim apenas prorrogá-la.”


2. DIÁRIO DO POVO – Sabado, 13 de dezembro de 1930

Não teve coragem de enfrentar a vida.
Um sexagenário suicida-se desfechando um tiro de revolver na cabeça – Antecedentes.

Hontem, ás 10.30 horas, na Fazenda Pau Grande, suicidou-se, desfechando um tiro de revolver na região fronto parietal direita. Fortunato Polezel, de 60 annos de idade, italiano.
Segundo declarações prestadas pela própria família da victima, esse senhor apesar de avançada idade, era dado a orgias, gastando grossas quantias na farra.
Ante-hontem, ou traz-ante-hontem esteve Fortunato nesta cidade, tendo gasto em uma casa de tolerância, durante á noite, cerca de 3:000$000, só regressando á casa quando já de madrugada.
Dormiu pouco, levantando mais tarde, ainda sobre os terríveis efeitos do álcool.
Accendeu duas vellas e tirando da cintura um revolver tentou contra a existencia, não tendo levado a effeito, nessa ocasião, esse tragico gesto, devido a intervenção de um seu filho, de nome Romão, que ágil, logrou desarmar o seu progenitor.
No prédio no. 1315 da rua Dr. Moraes Salles, nesta cidade, reside um outro filho do suicida, de nome João Polezel, que sabedor do facto, escreveu uma carta a Fortunato, censurando a maneira com que se conduzia seu pae, aconselhando-o a mudar de vida, para respeito de seu nome e da sua família.
Recebendo a carta, Fortunato Polezel ficou contrariadíssimo, tal o seu aborrecimento.
Hontem , sem ser presentido por pessoa alguma de seua família, na varanda do prédio em que reside, na fazenda Pau Grande, deu cabo da vida da maneira que relatamos acima.
Pessoas de sua família communicaram o facto á polícia, comparecendo ao local o sub-delegado Adrião Monteiro, acompanhado do escrevente Alvaro Villagellim e do legista dr. José Pagando Brundo, que examinou o cadaver do desatinado.
O corpo de Fortunato Polezel veiu removido para esta cidade, sendo recolhido no predio no. 1.315 da rua Dr. Moraes Salles, de onde sahirá o enterro, hoje.
O inquérito instaurado na Polícia Central proseguirá hoje, naquella repartição.

3. DIÁRIO DO POVO – Sabado, 13 de dezembro de 1930

FORTUNATO – Faleceu hontem, ás 10 horas e 30, em a fazenda Pau Grande, o sr. Fortunato Polezel,antigo e conceituado empreiteiro de plantação de café. Contava o falecido 60 annos de edade, era viuvo de Regina Gobbo Polezel e de cujo consórcio deixa os seguintes filhos: srs. João Polezel, casado com d. Magdalena Polezel; d. Eliza Polezel, casada com o sr. Deolindo José de Araujo; d. Catarina Polezel, casada com o sr. José Brenelli;d. Benedita Polezel casada com o sr. Ezequiel Silveira; José Polezel, casado com d. Anna Citron; Victório Polezel, casado com d. Conceição Veniti; Romano Polezel, casado com d. Maria Mancini, e os jovens: Antonio, Jorge , Irineo e Nello. O enterro realisa-se hoje ás 14 horas, sahindo o feretro do predio 1315 da rua dr. Moraes Salles, para o cemitério da Saudade.

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO