PAROQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - 60 ANOS DE VIDA E MISSÃO

O livro Paróquia Imaculado Coração de Maria - 60 Anos de Vida e Missão conta a saga da construção da matriz no bairro Pauliceia por meio de relatos do padre João de Echevarria, construtor da igreja.

Lançado recentemente, essa é a sexta obra assinada pelo piracicabano e membro titular do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Claudinei Pollesel, e reúne artigos, entrevistas e imagens exclusivas da paróquia. 

Segundo o autor, a obra demorou um ano para ser concluída, com o processo de transcrição de todo o material relatado pelo padre João de Echevarria e depois com o preparo do texto e seleção de fotos históricas e atuais. 

“Na juventude fui seminarista, morando na casa paroquial da Igreja da Pauliceia. Todas as tardes prestava serviço como secretário da paróquia e nos momentos livres costumava manusear o livro tombo e os escritos do padre João de Echevarria e me encantava com as histórias ali registradas. Assim foi nascendo o desejo de um dia tornar toda aquela riqueza acessível”, explicou Pollesel.

A principal referência usada pelo autor para a história foi materiais primários, como o livro tombo da paróquia. 

“Reuni os textos do livro tombo número um da paróquia, dando voz e luz a estes textos, que permaneceram inéditos por 60 anos. Acompanhando as crônicas o leitor vai vendo uma comunidade católica nascendo no bairro, a identidade do bairro e junto com isso, a Igreja matriz. Tem também dois textos assinados pelos artistas plásticos Osvair Peron e Giovana Inácio, que são os autores das obras de arte que foram posteriormente introduzidas na arquitetura da igreja”, afirmou o autor.

De acordo com Pollesel, o livro é para todos os públicos e leitores que gostam de história. “Seja de Piracicaba ou frequentadores da igreja, eles vão se identificar com este livro. Quem gosta do gênero de biografia também vai gostar de ver o padre João contando uma história protagonizada por ele há tantos anos”, disse. 

A produção do livro foi sustentável, com páginas em papel biodegradável e renovável e a tinta utilizada na impressão foi à base de soja. 

SERVIÇO — Livro Paróquia Imaculada Coração de Maria — 60 Anos de Vida e Missão. Editora: Life. Gênero: Religião e História. 200 páginas. Preço: R$25, nas livrarias Mater Dei, Zac Livros e Nobel Centro, além da secretaria da paróquia (rua Antônio Bacchi, 1065, Paulicéia). Informações: (19) 3434-8968.
Reportagem: Jéssica Souza






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO