FAZENDA TAQUARAL - BAIRRO ROLADOR

Fiz o curso primário na Escola da Fazenda Taquaral e a Primeira Comunhão na Capela São José, ligada á Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte, ambas na mesma fazenda. A Fazenda Taquaral ficava muito próxima próxima do Bairro do Rolador, onde morávamos. Infelizmente, graças á ganância, nada disso existe mais, nem a escola, nem a capela, nem a fazenda taquaral e nem o Bairro do Rolador! Fica a lembrança gostosa de um tempo bom, que não volta mais... as fotos que eu mesmo fiz numa das visitas, muito próxima da época que foram derrubadas.

Capela de São José - não era propriedade da Igreja e sim da Usina Monte Alegre, por isso foi demolida. Fiz a primeira comunhão nesta capela em 1979 e o celebrante foi o capuchinho Frei Saul Peron. 


Escola Mista da Fazenda Taquaral - estudei neste prédio de 1976 á 1979, do 1a. á 4a. séries. Foram minhas professoras ás queridas Gilda Salgado Lavorenti, Teresa e Maria Giselene Macrufi Medinilla.
Minha mãezinha querida e saudosa, ROSA CAETANO POLEZEL, foi merendeira desta escola no período em que eu lá estudei. Fui eu inclusive que levei até ela esta informação, de que estavam selecionando uma merendeira para substituir Dona Lydia Corazza, que estava se aposentando. Fui com ela no dia da "seleção" e me lembro de sua alegria  ao conquistar a vaga. Não me lembro se haviam outras candidatas mas hoje consigo imaginar o quanto significou este trabalho para ela e meu pai. Minha mãe, praticamente analfabeta, conquistava um trabalho de funcionária pública da Prefeitura de Piracicaba... era mais ou menos isso que significava.  Minha mãe, que sempre teve os piores e mais simples trabalhos, de agricultora e de oleira, passava a  ter carteira assinada, holerite, direitos trabalhistas e o que é melhor, salário no final do mês! 
Nas férias escolares eu a acompanhava até a escola para seu trabalho diário. Eram manhãs muito frias e ela fazia um "ninho" para mim, com os vestidos de quadrilha de festa junina.... enquanto ela cumpria seu expediente eu dormia, quentinho e feliz, naquele monte de tecidos coloridos e alegres! Durante as aulas eu pedia para ir ao banheiro, só como desculpa para passar  pela cozinha, onde ela preparava a merenda e lá ganhava um "copão"de leite, sabor de morango ou chocolate, cheio de espuma. Tenho na memória este sabor, como também o sabor das sopas de arroz com pé de frango, ou com carne de soja, que chamavamos de "bonzo", marca de comida canina.

Comentários

Unknown disse…
Poxa muito legal sou muito curioso pra saber sobre a fazenda Taquaral

Moto Pira disse…
Por favor quem poder e souber tudo sobre o Rolador o sítio Rolador tudo sobre essa localidade gostaria muito de informações como planta da região topografia iniciei obrigado telefone 19-994392694
Camila disse…
Olá tudo bom? Estou na busca dos documentos do meu trisavô Francisco Diascovo (Francisco Di Giacomo) trabalhou como lavrador na fazenda, deve ter trabalhado entre 1890 a 1933 veio da Itália, qualquer informação é bem vinda, meu e-mail é camiladigiacomoabreu@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO