FREI SIGRIST, SÃO NICOLAU DE FLÜE E O JARDIM GLÓRIA

SOBRE O CULTO ÁS RELÍQUIAS:
“A veneração é confirmada pela convicção de que os corpos dos Santos foram templos do Espírito Santo e instrumentos por Este utilizados para produzir boas obras. A certeza de que os homens e as mulheres ressuscitarão no fim dos tempos, incutiu nos cristãos, desde os primeiros séculos, o grande apreço aos despojos mortais dos Santos, pela dignidade de terem sidos templos do Espírito Santo durante a vida presente:
“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!… Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (1Cor 6,15-20). (Prof. Felipe Aquino).

QUEM FOI SÃO NICOLAU DE FLÜE:
“São Nicolau de Flüe entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns. Nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos, sempre inclinado à vida religiosa.A pedido do pai casou-se com Doroteia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade. Aconteceu que, em comum acordo e, com os filhos já educados, Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém, com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido a diversos cargos públicos e administrativos que ocupara na sociedade.São Nicolau entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas Santas Missas de domingo e dias santos, além de ter assumido uma tábua como cama; por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento, isto até chegar a se alimentar somente da Eucaristia. Todo este processo estendeu-se progressivamente por 33 anos. Nicolau, que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos, em nada se alienou ao mundo. Pôde ele servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre católicos e protestantes, a ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria”. (https://santo.cancaonova.com/santo/sao-nicolau-de-flue-eremita).

FREI SIGRIST, SÃO NICOLAU DE FLÜE E O JARDIM GLÓRIA:
Mas de onde vem a conexão entre São Nicolau de Flüe, frei Sigrist e o Jardim Glória?
A resposta nos é dada pelo próprio frei Sigrist, neste manuscrito de 1998, ano de sua morte, encontrado em seu barraco, no Jardim Glória, que parece ser o rascunho de uma correspondência enviada à comunidade da Paróquia de São Nicolau de Flüe, em Sachslen, na Suíça, onde está sepultado o corpo do santo: “Tal fato é por demais significativo: de um lado vincula vossa comunidade definitivamente com os moradores do Jardim Glória, por outro lado me causa imensa alegria, pois sabidamente muitas famílias, inclusive a minha, que no século passado imigraram para o Brasil, descendem de Bruder Klaus”.

O MURO DE PEDRAS RECEBERÁ A RELÍQUIA:
Desde sua construção, em 1993, o muro cumpre seu duplo papel, de proteger e embelezar. E agora, a partir da visita de Monsenhor Josef Rosenast, Capelão de São Nicolau de Flüe, em Sachslen, na Suíça, ele recebe uma terceira função, uma terceira missão. A relíquia de São Nicolau de Flüe, trazida pelo Monsenhor Josef, será incrustada numa das pedras de granito, que será retirada do muro e colocada aos pés do altar, de frente para o povo, como era também o desejo de frei Sigrist, expresso em correspondência enviada à amiga e colaboradora suíça, Anamarie Walser Amstalden, em 14 de dezembro de 1997: “A relíquia de São Nicolau pretendo colocar, incrustada na parte do altar, frente ao público”.

O APOSTOLADO DA RELÍQUIA:
O sonho dos amigos de frei Sigrist é entregar a relíquia á Comunidade da Capela do Jardim Glória em 18 de outubro de 2018, durante a missa solene pelos 20 anos de falecimento de frei Sigrist. Enquanto aguardamos para que seja possível esta entrega a relíquia tem visitado famílias, amigos e hospitais levando consigo o consolo que vem de Deus.

SÃO NICOLAU DE FLÜE, construtor da paz, rogai por nós!



SÃO NICOLAU DE FLÜE, ROGAI POR NÓS!



CLAUDINEI POLLESEL RECEBE A RELÍQUIA E O CERTIFICADO EM NOME DA COMUNIDADE DO JARDIM GLÓRIA




RELICÁRIO EM OURO CONTENDO A RELÍQUIA DE SÃO NICOLAU 



NO BARRACO RECEBENDO A RELÍQUIA TRAZIDA DA SUÍÇA, PELO MONSENHOR JOSEF ROSENAST 

NO BARRACO RECEBENDO A RELÍQUIA TRAZIDA DA SUÍÇA, PELO MONSENHOR JOSEF ROSENAST 


NA CAPELA DO JARDIM GLÓRIA RECEBENDO A RELÍQUIA TRAZIDA DA SUÍÇA, PELO MONSENHOR JOSEF ROSENAST 

NO BARRACO RECEBENDO A RELÍQUIA TRAZIDA DA SUÍÇA, PELO MONSENHOR JOSEF ROSENAST 

DIANTE DO SANTÍSSIMO RECEBENDO A RELÍQUIA TRAZIDA DA SUÍÇA, PELO MONSENHOR JOSEF ROSENAST 

CERTIFICADO EM LATIM ATESTANDO A ORIGINALIDADE DA RELÍQUIA


MONSENHOR JOSEF E PIERRE

DOCUMENTO DE ENTREGA DA RELÍQUIA

NO BARRACO RECEBENDO A RELÍQUIA TRAZIDA DA SUÍÇA, PELO MONSENHOR JOSEF ROSENAST 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO