Uma história de fé e de amor

 




Uma história de fé e de amor

O livro “Paróquia Imaculado Coração de Maria – 60 anos de vida e missão” é o relato verídico e personificado  do amor de Deus para com o seu povo, por meio da construção da Igreja Matriz e dos sacerdotes que por ela passaram.

Através de relatos, imagens e documentos históricos, o livro conta a história da construção da monumental igreja dedicada ao Imaculado Coração de Maria, no “meio do impossível”, no periférico e desfavorecido bairro da Paulicéia dos anos de 1950, na cidade de Piracicaba. O que comprova que Deus ama os pobres e quer se fazer presente no meio deles.

A história da Igreja da Paulicéia homogeniza-se com a do bairro, da cidade e até mesmo do país.  A matriz crescia e com ela o progresso e o sonho do povo simples e batalhador que permeava a igreja.

Toda essa realização, deve por inicio pela vontade de Deus, intercedida pela Virgem Maria e concretizada pelas mãos do abençoado sacerdote: Pe. João de Echevarria.

Como é emocionante ler e sentir o amor do Pe. João através de seus escritos no livro tombo da paróquia! Por este projeto audacioso e desafiador da construção de tal templo mariano! As alegrias, as dificuldades, as conquistas, nos fazem crescer, cada vez mais, o amor e o orgulho por esta paróquia!

A leitura deste livro me permitiu conhecer profundamente a formação daquela que chamo de minha “segunda casa”, pois foi na Igreja da Pauliceia que tive toda minha base católica, adquiri os sacramentos e iniciei meu trabalho pastoral.

Atualmente ainda pertenço á esta paróquia, porém, muito em breve, a comunidade onde resido se desmembrará  para formar uma nova paróquia em nossa diocese. Ainda assim, meu amor e carinho por esta igreja e pelo povo que nela vive são intensos. Olhar para os grandiosos quadros expostos ou analisar as longínquas linhas retas que apontam para o céu fazem-me ter a certeza de que Deus realiza o impossível e que sua casa é um lugar santo e agradável.

Por fim, fixar o olhar, pelos altos, na imagem do Imaculado Coração de Maria e sentir sua célebre frase se concretizando: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”, envolve-me no profundo e sereno amor da Virgem Maria que há sessenta anos, que emana-se desta igreja.

Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho histórico e sócio espiritual que o Claudinei Pollesel realizou, permitindo que se perpetue na história esta igreja e o seu povo.

Eu tenho orgulho de pertencer á Paróquia Imaculado Coração de Maria e de ter como matriz, a igreja que o Pe. João idealizou.

Encerro minha singela impressão da leitura deste livro com a prece que fiz, como comentarista, no ato da veneração á Nossa Senhora, realizado após a comunhão, na Missa em ação de graças pelos sessenta anos da paróquia:

“Querida Mãe que esses olhos misericordiosos a nós volvei, obrigado por derramar o seu grandioso amor por todo esse povo, por toda essa gente que, com fé, recorre a teu lar. Obrigado Mãe, por nos ensinar a cada dia, por meio de seu exemplo, o amor, a humildade e a missão. Continuai conosco na caminhada da vida e sempre abençoai esta paróquia”.

Danilo Mendes da Costa – 03 de setembro de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO