SÃO NICOLAU DE FLÜE E O JARDIM GLÓRIA

Claudinei Pollesel No dia 14 de outubro de 2021, quinta-feira, as 19h30, na Capela do Jardim Gloria, Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Diocesano de Piracicaba, presidirá a santa missa que será concelebrada pelo padre Fabio Donizete Golfete, pároco da Paroquia São Francisco Xavier e demais padres da Diocese. Esta celebração terá como intenção os 23 anos da morte de frei Francisco Erasmo Sigrist e a entronização da imagem e relíquia de São Nicolau de Flüe, Patrono da Suíça, o “Construtor da Paz”. A imagem de São Nicolau de Flüe e a relíquia de primeiro grau, isto é, um fragmento do osso do santo, foram enviados pelos fiéis da Paroquia de Sachseln, na região de Obwalden, na Suíça, onde viveu, morreu e está sepultado São Nicolau de Flüe. A relíquia chegou em 05 de abril de 2018, trazida pessoalmente pelo Padre Josef Rosenast, capelão da igreja de São Nicolau de Flüe, na Suíça. Um pequeno grupo de amigos do Memorial de frei Sigrist reuniu-se neste dia para receber a comitiva suíça, composta pelo Padre Josef Rosenast, seu irmão Stefan Rosenast e por Dominik Rohrer. Após alguns momentos de oração no Barraco de frei Sigrist e na Capela do Jardim Glória, a relíquia nos foi entregue e a comitiva suíça seguiu para a cidade de São Carlos/SP onde entregou outra relíquia á Paroquia de São Nicolau de Flüe, daquela cidade. A imagem de São Nicolau de Flüe foi ofertada por esta mesma comunidade paroquial de Sachseln e entregue pelo Padre Josef Rosenast á Dra. Ligia Magdalena Amstalden, que estava em viagem pela Suíça, em 09 de junho de 2018 durante a missa na Capela do asilo Felsenheim. A relíquia e a imagem peregrinaram pelas casas do Jardim Gloria, em Piracicaba/SP e na colônia de Helvetia, em Indaiatuba/SP. Por sugestão do historiador Claudinei Pollesel, a relíquia foi encrustrada na base da imagem de São Nicolau de Flüe, por questões estéticas e de segurança. Esta intervenção foi executada gentilmente por Carlos Alberto Ambiel, exímio marceneiro com formação na Suíça e, na época, Presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe de Helvetia, Indaiatuba/SP. Interessante notar que a imagem que recebemos e veneramos na Capela do Jardim Glória traz ao lado de São Nicolau de Flüe, sua esposa, Dorothea Wiss, com quem se casou aos 30 anos. Esta representação é chamada de “casal santo”, reconhecendo o papel importante que a esposa teve na vida de santidade do marido e da família. Nicolau e Dorothea tiveram 10 filhos e numerosa descendência. Muitas das famílias que residem em Helvetia, Indaiatuba/SP são descendentes deste casal, incluindo a família do frei Sigrist. As imagens veneradas na Matriz Nossa Senhora de Lourdes, de Helvetia e na Paróquia de São Carlos/SP trazem o santo vestido de eremita e com o cajado na mão, sem a figura da esposa. São Nicolau de Flüe faleceu em 21 de março de 1487, dia em que completava 70 anos. Foi canonizado por Pio XII em 1947 e sua festa litúrgica fixada em 21 de março. Na Suíça é celebrado também em 25 de setembro como herói da pátria. “Ó meu Deus e meu Senhor, afaste de mim tudo o que me afasta de você. Ó meu Senhor e meu Deus, dê-me tudo o que me aproxima de você. Ó meu Senhor e meu Deus, livre-me do meu egoísmo e conceda-me possuir somente você. Amém”. (Claudinei Pollesel, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO