HISTÓRICO DA DEVOÇÃO AO CORAÇÃO DE MARIA EM PIRACICABA - II



HISTÓRICO DA DEVOÇÃO AO CORAÇÃO DE MARIA EM PIRACICABA
Parte II

Sr. João Nardin e D. Carmelina Franco Nardin













(Capelinha do Imaculado Coração de Maria, sendo substituída pela nova matriz, 1957)


Na década de 1930 o Sr. João Nardin, que era provedor da Irmandade do Santíssimo da Catedral de Santo Antonio, contagiado pelas pregações de Frei Luiz Maria de São Tiago, de quem foi contemporâneo, constrói a Capela do Coração de Maria, na Paulicéia, então periferia distante do centro da cidade. Este gesto generoso ajuda a manter a devoção viva, além de proporcionar à população humilde do bairro distante o privilégio de se ter uma capela para suas rezas, celebrações e reuniões do bairro.
Sr. João Nardin morava no centro da cidade, nas imediações do Mercado Municipal, onde também ficava sua oficina de carpintaria. E, aos domingos, tomava o bonde, com sua família e amigos e iam todos á capelinha da Paulicéia. Desciam do bonde na Paulista e faziam o restante do percurso á pé, conforme relato de sua filha, Cecilia.
Sr. João morreu jovem, com 45 anos, e não teve o privilégio de ver dois de seus filhos tornarem-se parte da história daquela capelinha, pela qual ele nutria tanto carinho: Eugenio Nardin, o “Neno” foi o idealizador do planta e do projeto artístico da nova matriz e fez os entalhes em madeira das portas e do altar; Mons. José Nardin foi coadjutor e depois pároco desta igreja, logo após a morte do Pe. João de Echevarria.
Carinhosamente chamada de “Capelinha”, pertencia à Paróquia da Catedral e tornou-se Paróquia em 1953, por determinação de Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo de Piracicaba. Seu primeiro pároco foi o Pe. Oscar Ferraz do Amaral.
Em 1953, Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo da Diocese, transforma aquela capelinha em paróquia e nomeia o Pe. Oscar Ferraz do Amaral como seu primeiro pároco.

acesse http://www.aprovincia.com/padrao.aspx?conteudo.aspx?idContent=1058664 e veja este texto publicado no site 'APROVINCIA'.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO