HISTÓRICO DA DEVOÇÃO AO CORAÇÃO DE MARIA EM PIRACICABA - I

HISTÓRICO DA DEVOÇÃO AO CORAÇÃO DE MARIA EM PIRACICABA
Parte I





Frei Luiz Maria de São Tiago






A devoção ao Coração de Maria nasceu junto com a devoção ao Coração de Jesus na Europa do sec. XIX. Com as aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, atinge seu auge e propaga-se pelo mundo todo. Atualmente os “Arautos do Evangelho”, associação religiosa nascida no Brasil, é a grande responsável pela propagação ao Imaculado Coração, sem mencionar aqui os milhares de devotos que conheceram esta invocação tornaram-se divulgadores anônimos.
Os piracicabanos conheceram esta devoção mariana em 1899, com a chegada do missionário italiano, frei Luiz Maria de São Tiago. Frei Luiz fez parte do primeiro grupo de franciscanos capuchinhos que fundaram aqui a Igreja do Coração de Jesus, conhecida como “a Igreja dos Frades”, além do Seminário Seráfico São Fidélis.
Este grupo de religiosos franciscanos capuchinhos veio incumbido pela congregação de fundar em Piracicaba uma Província Franciscana e, pelo Papa Leão XIII, de propagar a devoção ao Coração de Jesus. Frei Luiz Maria de São Tiago, paralela a estas obrigações, tinha também o propósito íntimo de propagar a devoção ao Imaculado Coração de Maria, sua devoção particular, tanto que trouxe de Roma uma imagem com esta invocação e que se conserva ainda hoje com as irmãs franciscanas do lar escola.
Levou este propósito adiante, de forma admirável, pois em pouco tempo contagiou a comunidade católica de Piracicaba com esta bela devoção, transformando a apatia reinante na comunidade local. Aqui instituiu a devoção a Virgem Santíssima na Magnífica Promessa dos Cinco Primeiros Sábados e propagou a entronização da imagem do Coração de Maria nos lares. Fundou a Pia União do Coração de Maria, o Lar Escola Coração de Maria, nossa Mãe, que depois viria a ser o berço da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria (da qual é seu co-fundador, cedendo o título de fundadora á Mamãe Cecilia), e consagrou a cidade de Piracicaba ao Coração de Maria em 25 de março de 1893.
Vale registrar que esta consagração da cidade foi renovada em 25 de agosto de 1928 com a presença de Dom Francisco de Campos Barreto, bispo diocesano de Campinas. E em 1942, a humanidade toda foi consagrada pelo Papa Pio XII ao Coração de Maria, em plena 2ª Guerra Mundial.
O apostolado incansável deste missionário italiano encontrou terreno fértil nos corações de Madre Cecilia, fundadora da Congregação das Franciscanas do Coração de Maria; Sr. João Nardin e sua esposa, D. Carmelina Franco Nardin e Pe. João de Echevarria Torre. Cada um á seu tempo e com suas particularidades são os responsáveis por sermos hoje uma cidade devota e próxima do Imaculado Coração de Maria.
Todas estas ações firmaram a devoção nos corações piracicabanos, transformando e animando a comunidade católica.
A passagem de Frei Luiz por aqui foi curta, pois em 1902 volta para Itália, e lá faleceu com apenas 48 anos. Nutria por Piracicaba verdadeira paixão e manteve correspondência frequente com as irmãs franciscanas e seus antigos paroquianos. Na Itália tornou-se formador de futuros religiosos e contava com riqueza de detalhes sua passagem pela missão em Piracicaba, despertando nestes estudantes o ardor missionário e a vontade também serem enviados ao Brasil.
Após sua partida, seu apostolado em Piracicaba ficou sob a responsabilidade de suas filhas espirituais, as Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, que tinham na fundadora, Mamãe Cecilia, um porto seguro de santidade e devoção. Foi na pessoa de Frei Luiz que Mamãe Cecilia viu a possibilidade de realizar seu desejo de tonar-se religiosa, apesar de viúva e mãe de três filhos. E frei Luiz viu que naquela senhora havia o desejo sincero de tornar-se religiosa. A sintonia entre Frei Luiz e Madre Cecilia produziu frutos de santidade, caridade e devoção, tanto que, Mamãe Cecilia hoje está em processo de beatificação e deverá ser a primeira santa piracicabana, elevada á honra dos altares. Santidade esta, fruto da devoção ao Imaculado Coração de Maria.


acesse ttp://www.aprovincia.com/padrao.aspx?conteudo.aspx?idContent=1058664 e veja este texto publicado no site 'A PROVINCIA'.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO