HOMENAGEM Á MADRE CELINA - CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL DO BAIRRO NOVO HORIZONTE

O CENTRO DE CONVIVENCIA INFANTIL DO BAIRRO NOVO HORIZONTE, EM PIRACICABA/SP, PASSA A SE CHAMAR “CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL MENINO JESUS – MADRE CELINA”.

É uma homenagem póstuma da Diocese de Piracicaba, da Câmara de Vereadores e dos amigos á saudosa fundadora desta obra social que tanto beneficio traz á comunidade carente dos bairros de Novo Horizonte, Kobayat Líbano, Parque dos Sabiás, Conjunto da Amizade, Vila Liberdade, Jardim Paineiras e Santa Fé, na região periférica da zona oeste de Piracicaba.
HISTÓRICO: O Centro de Convivência Infantil foi sonhado e idealizado pelo Missionário Xaveriano, Pe. Vicente Tonetto e tornou-se possível com o apoio fundamental de Madre Celina. Mesmo sendo religiosa de clausura, no Mosteiro das Concepcionistas, Madre Celina atendeu o apelo do Pe. Vicente, “o pai dos pobres”, buscando doações entre os benfeitores do Mosteiro. Assim, deu todas as condições financeiras para que este centro pudesse existir e o tratou com extremo carinho desde o inicio, buscando, de forma constante e incansável, os meios para mantê-lo e equipá-lo com o necessário. A primeira denominação “Menino Jesus” foi sugestão da própria Madre e remete á sua grande devoção particular
O Centro de Convivência Infantil foi iniciado em 1985 pela Diocese de Piracicaba, passando em 1988 para a administração da Pasca, Pastoral do Serviço da Caridade. Foi um projeto incentivado por D. Eduardo Koaik, o “bispo da caridade”. Atende crianças com idade entre seis e oito anos, na área de educação infantil. As ações do C.C.I. buscam estimular o desenvolvimento da criatividade, o respeito, a fé e o raciocínio, assim como aproximar as crianças de hábitos saudáveis e prepará-las para o inicio da vida escolar. Acolhe mais de 50 crianças que estudam de segunda á sexta-feira, das 8 ás 11.30 horas. Oferece também atividades extras como excursões, educação musical e brinquedoteca.É indiscutível a grande importância deste Centro de Convivência Infantil para esta região periférica de Piracicaba, pois é um espaço onde as crianças podem estar em atividade, fora do horário escolar, longe das ruas ou mesmo do consumismo desenfreado causado pela televisão e computador. Nesta região existem mais de 1000 famílias em situação de risco, segundo dados do CRAS – Novo Horizonte.
HOMENAGENS: O descerramento da placa nominativa e da foto de Madre Celina aconteceu no dia 09 de maio de 2015, ás 10 horas, na sede do Centro de Convivência Infantil, localizado á Rua Frei Francisco Antônio Perin, 1091 – Bairro Novo Horizonte – Piracicaba/SP. A homenagem foi presidida pelo Revmo. Sr. Bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Frei Fernando Mason e contou com a presença do Prof. Gabriel Ferrato, Prefeito do Município de Piracicaba, dos Vereadores Laércio Trevisan Jr, Pedro Cruz e Paulo Campos, representantes dos Deputados Roberto Moraes e Antonio Carlos de Mendes Thame, do Pe. Ricardo Martins, ex capelão do Mosteiro, do Pe. Rodrigo Simões Anholeto, pároco da Paróquia São Francisco Xavier e amigos de Madre Celina. Foi muito significativa a presença das sobrinhas da Madre Celina, as senhoras Maria Auxiliadora de Souza Bernardes e Inês de Souza Lucchesi, além de outros familiares que vieram de São Paulo e de Tatuí, exclusivamente para prestigiar o evento.
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO