12 de dezembro de 1930
sexta-feira
10:30 horas
varanda da casa na fazenda Pau Grande
Campinas/SP

Neste dia, nesta hora e neste local, há 89 anos atrás, FORTUNATO POLLESEL, nosso bisavô, decidiu que era hora de morrer. Estava com 60 anos de idade. Chegou no Brasil com 27 anos, acompanhando da esposa Regina e dois filhos pequenos, Joanin e Elisa,  cheio de sonhos e esperança.
Nesta manhã trágica sua única companhia era uma garrucha calibre 45, de dois canos. Os sonhos e a esperança deram lugar á angústia e tristeza sem fim. 
Hoje, os descendentes de Fortunato e Regina passam de 500 pessoas, espalhados pelo Brasil e exterior. Sua história foi contada e recontada por mim em dois livros. 
Fortunato Pollesel, descanse em paz, ao lado de sua Regina e pediremos sempre á Deus que tenha misericórdia.

“Fazenda Pau d'Alho, 25-2-1925
Minha queridas filhas e filhos
Vendo-me muito triste e incapaz de me conformar com a dolorosa e inesquecível morte de minha boa mulher, vossa mãe, vou vos deixar estas minhas poucas linhas para guardarem e respeitarem como uma lembrança eterna deste seu amargurado e afflicto pae.
Vocês não poderão imaginar com quanta tristeza hoje peguei nesta penna para vos fazer esta declaração. Enfim peço-vos todo perdão e creio que nenhum de vocês deixará de fazer tudo quanto eu pedir nesta última minha folha.
Em primeiro logar, não quero que gastem absolutamente nada com o meu enterro. Somente quero e pretendo ser posto junto ao sepulchro da minha falecida mulher. Isso não custa absolutamente nada porque temos direito.
Peço tambem estimarem-se bastante entre vós. Além disso tudo, o que mais desejo é que a minha alma possa encontrar no céu a de sua mãe. Junto a ella pedirei a Deus por voces todos.

Nada mais tenho a dizer.  Aceitem o meu último adeus e a minha bençam e assigno-me o seu afflicto pae, Fortunato Polezel.” 
Carta de despedida escrita cinco anos, encontrada no bolso de seu paletó, junto de uma estampa de São Roque, santo de sua devoação, com sua última oração, escrita á lápis: "São Roque, misericórdia pelo amor de Deus".




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO