A RELÍQUIA E A IMAGEM DE SÃO NICOLAU PERTENCEM Á CAPELA DO JARDIM GLÓRIA - PIRACICABA/SP










Como Vossa Eminência bem sabe, esse ano se completarão duas décadas do falecimento de frei Francisco Erasmo Sigrist, franciscano capuchinho que dedicou a maior parte de sua vida aos pobres, na mais profunda obediência e coerência com a opção preferencial pelos pobres, do Concílio Vaticano II e para com os princípios de pobreza de seu mestre, São Francisco de Assis, que sabemos, com alegria, que é também o mestre da ordem de origem se Vossa Eminência.
Durante sua vida, frei Sigrist obteve o respeito e admiração de muitas pessoas, dentro e fora do Jardim Glória. Fiéis de outras paróquias, personalidades, políticos e até membros de outras religiões o respeitavam e admiravam pela sua humildade e sua dedicação.
Frei Sigrist tinha dois sonhos, construir casas para a comunidade do Jardim Glória, onde viveu e morreu, dando condições mínimas de dignidade àquela população, e trazer, da Suíça, uma pequena relíquia de S. Nicolau de Flüe, santo padroeiro da Suíça e antepassado do frei de de outras tantas famílias de origem suíça no Brasil.
A construção das casas  chegou perto do seu objetivo final. De cento e vinte que pretendia, com a ajuda de doações de brasileiros e suíços, dos poderes públicos e de entidades e ONG´s, foram construídas noventa e oito, além da bela capela de S. Francisco e Santa Clara.
Já em relação à relíquia, haviam conversações por carta entre o frei e membros da paróquia da Capelania de S. Nicolau, na Suíça. Na época era quase certo que a relíquia seria enviada para alegria do frei, da comunidade católica de Piracicaba e de tantas famílias suíças daqui. Mas, infelizmente, o frei faleceu antes que isso pudesse ocorrer.
Desde que, no entanto, um grupo de parentes, amigos, admiradores e religiosos iniciaram um projeto de escrita de uma pequena biografia do frei, capitaneados pelo historiador piracicabano e católico militante Claudinei Poliezel, os contatos foram retomados com as comunidades suíças e, esperávamos, que dentro de algum tempo pudéssemos receber tal presente.
No entanto, para nossa surpresa e alegria, no dia 16 de abril próximo passado, recebemos de surpresa a visita do Monsenhor Josif Rosenast e seu irmão, Stefan. Monsenhor Rosenast é capelão da paróquia de S. Nicolau de Flûe na Suíça, e visitava o Brasil para acompanhar algumas ONG´s que nossos irmãos católicos da Suíça e o próprio Monsenhor, apoiam e mantêm no Brasil.
Tendo conhecimento da história do frei Sigrist desde a Suíça e tendo tomado ciência da confecção do livro, Monsenhor Rosenast quis ver o barraco onde viveu e morreu o frei e conhecer o Jardim Glória. Para tanto, fez um desvio em sua viagem para São Carlos e Dourados MS, e passou duas horas em Piracicaba, conhecendo o barraco, o bairro e a Capela.
Ao final da visita, para nossa alegria, que não sabíamos que isso iria ocorrer, entregou-nos, com sua benção e os devidos documentos comprobatórios de autenticidade , uma relíquia de primeiro grau de São Nicolau.
Como, infelizmente não havia tempo e a visita foi decidida de última hora, não houve como Monsenhor Rosenast fazer a Vossa Eminência uma visita de cortesia ou mesmo entregar-lhe pessoalmente a relíquia. Esta, então, ficou sob a guarda da família do frei e descendentes de S. Nicolau em Piracicaba, até que seja preparado um local para sua entronização na Capela de São Francisco e Santa Clara no Jardim Glória.
Porém, sendo Vossa Eminência o bispo da diocese e líder de todos nós, vimos, por meio desta, pedir-lhe que proceda oficialmente a entronização da relíquia e também nos dê a sua benção na ocasião, a ser ainda confirmada.
Pensamos que sua presença e aquiescência são de fundamental importância tanto para que a relíquia seja oficialmente entronizada quanto para honrar o gesto de Monsenhor Rosenast e dos católicos suíços que nos fizeram esse imenso gesto de amizade ao enviar uma relíquia de seu padroeiro nacional.
São Nicolau de Flûe, em sua vida e depois dela, ficou conhecido como o “construtor da paz”, pelos seus esforços em pacificar a
Suíça no século XV, tendo, inclusive, alguns de seus princípios incorporados à Constituição daquele país.
Receber tal relíquia, honra que só duas cidades no Brasil, Piracicaba e São Carlos, onde uma segunda foi entregue no mesmo dia, é não somente, repetimos, um grande gesto de amizade entre a Igreja Brasileira e a Igreja Suíça, quanto um gesto que nos lembra da necessidade de “construirmos a paz”, principalmente em um país atualmente tão conflituoso e conturbado como o nosso.
Sua aquiescência e benção serão imensamente apreciados por todos, católicos daqui e do exterior, familiares do frei, descendentes de S. Nicolau, clérigos e leigos de toda a região, moradores do Jardim Glória e outros admiradores de frei Sigrist e sua obra. Será, também, ao nosso ver, um avivamento da fé para o catolicismo como um todo e em particular para nossa diocese.
Sua aquiescência, benção e, se possível, presença, serão registradas e imediatamente comunicadas a toda a diocese, a Monsenhor Rosenast e aos nossos irmãos suíços.
Certos destas, subescrevemo-nos respeitosamente.

________________________________________________________
Cônego Álvaro Augusto Ambiel
Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Helvetia)


________________________________________________________
Padre Marco Antônio Amstalden
Pároco da Paróquia Sant’Anna – Sousas (Campinas)


________________________________________________________
Frei Carlos Silva
Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO