CRONOLOGIA DE FREI FRANCISCO ERASMO SIGRIST/PEBO 1932/1998





CRONOLOGIA DE FREI FRANCISCO ERASMO SIGRIST/PEBO
1932/1998

1932
30 de maio - Nascimento de Francisco Erasmo Sigrist/Pebo, quinto filho de Francisco Xavier       Sigrist e Lina Ambiel, na colônia de Helvetia, Indaiatuba/SP.
02 de junho – Recebe o batismo na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia pelo Pároco Dom Ildefonso Stehle, sendo padrinhos seus tios Eduardo e Rosa Ambiel.
1937
18 de abril - Recebe o sacramento do crisma na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia, sendo bispo da arquidiocese de Campinas/SP, Dom Francisco de Campos Barreto.
1939/1943
Estudante na Escola São Nicolau de Flüe, na Colônia de Helvetia, sendo da turma dos últimos alunos das Irmãs Beneditinas, que deixam a escola em 1942, passando o magistério á professoras leigas.
1944
Com 12 anos incompletos, ingressa no Seminário Seráfico São Fidelis, dos Frades Capuchinhos, em Piracicaba/SP, onde cursa o ensino ginasial e médio, visando a vida religiosa e sacerdotal.
1949
27 de dezembro – é transferido para Taubaté/SP, para iniciar o período de dois anos de Noviciado no Convento Santa Clara dos Frades Capuchinhos.
1950
01 de janeiro – início do retiro para ingressar no Noviciado no Convento Santa Clara, em Taubaté/SP, dos Frades Capuchinhos.
08 de janeiro – ingressa no Noviciado recebe o santo hábito franciscano das mãos de Frei Caetano de Montebelo, comissário geral e o nome religioso de Frei Justino Maria de Helvetia.
1951
Novembro – “Não tendo sido favorável a quinta votação saiu do noviciado”, assim registra a ata franciscana daquele período, sem citar maiores detalhes do porque deste afastamento.  Retorna para a casa dos pais. Passa um período de muito sofrimento e crise até que reage e assume a lavoura do sítio da família, em Helvetia, Indaiatuba/SP, cultivando frutas e criando animais. Torna-se presente e atuante na Sociedade e na Paróquia da colônia.
1967/1970 –
É eleito vice-presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe, de Helvetia na chapa presidida por seu tio, Leão Ming.
1970/1974 –
É eleito presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe, de Helvetia.
1975
01 de março – Retorna ao seminário Seráfico desta vez no Seminário São Francisco de Assis, em Nova Veneza, distrito de Sumaré/SP,  causando surpresa nos amigos e familiares por tomar esta decisão com 43 anos de idade e após quase 24 anos desde sua saída do seminário.
10 de abril - Morte de seu pai, Francisco Xavier Sigrist.
1976
19 de janeiro – Recebe novamente o hábito franciscano e inicia novamente, agora  no Seminário Seráfico São Fidelis, em Piracicaba/SP. Foi seu mestre de noviços o frei Rogério Rodrigues Dias.
1977
01 de janeiro – Emite a profissão temporária de pobreza, obediência e castidade perante frei Francisco Belotto, tornando-se assim um religioso na Ordem franciscana dos Frades Menores Capuchinhos, realizando a vocação presente em sua vida desde criança.  Inicia o curso de Filosofia no Seminário São Francisco de Assis, em Nova Veneza, distrito de Sumaré/SP.
1979
Finaliza o curso de filosofia e no final deste ano parte para estudos na Alemanha, junto com frei Sermo Dorizotto, na “Bayerische Julius-Maximilians-Universität Würzburg”, onde fará o curso de Teologia. Permanece por quatro anos na Alemanha e faz uma série de visitas aos parentes e amigos na Suíça, que já eram seus amigos devido ás vistas que faziam á colônia de Helvetia, em Indaiatuba/SP.
1982
30 de maio – emite a profissão perpétua dos votos religiosos perante frei Nicolau da Silva, Ministro Provincial, em Würzburg, na Alemanha, tornando-se definitivamente um religioso franciscano
1983
15 de junho – recebe os ministérios de Leitor e Acólito, conferidos pelo Padre Bonifatius Strack, na Igreja Kappele, em Würzburg, na Alemanha.
16 de julho – recebe a ordenação Diaconal pela imposição das mãos de Dom Paulo Verner, na Catedral de Würzburg.
18 de dezembro – recebe a ordenação sacerdotal pela imposição das mãos de Dom Constantino Amstalden, seu primo e bispo diocesano de São Carlos, durante missa campal na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia, Indaiatuba/SP.
1984
Janeiro – destinado ao Convento e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Piracicaba/SP, como vice-mestre de noviços e vigário paroquial.
1985
02 de fevereiro – muda-se para a Fraternidade Nossa Senhora da Glória, na favela do Jardim Glória, em Piracicaba/SP junto com os estudantes Antonio Supriano e Carlos Silva.
1987
08 de abril – criação da Pastoral da Criança na Paróquia São Francisco Xavier, nas comunidades Jardim Glória e Jardim das Flores, onde foram capacitadas as primeiras líderes comunitárias. No dia 4 de julho na Capela Cristo Operário, no Jardim das Flores, Dom Eduardo presidiu a celebração da missa e entregou o certificado de conclusão do curso de capacitação a 18 líderes comunitárias, iniciando assim a caminhada desta pastoral da Diocese de Piracicaba.
Recebe a visita do casal suíço Jurg Muller e Dóris, que ao retornarem ao seu país, iniciam uma grande campanha de arrecadação de fundos para financiar o sonho de frei Sigrist, de transformação da favela em um bairro digno. Este casal e outros amigos suíços e brasileiros fornecem os meios para que frei Sigrist e os franciscanos daquela fraternidade franciscana, transformem aquela realidade miserável.
1988
18 de novembro – O arcebispo de Recife e Olinda Dom Elder Câmara visita a Favela do Jardim Glória, junto com Dom Eduardo Koaik, bispo de Piracicaba.
1989
Frei Sigrist funda a Associação de Moradores do Jardim Glória e, através desta associação, organiza mutirões de construções das casas. É eleito Diretor-Geral, indicado pelo Padre Vicente Tonetto, pároco da Paróquia São Francisco Xavier.
1993
13 de fevereiro – inicio da construção dos muros de arrimo, com pedras de granito transportadas da Fazenda Maria, de Indaiatuba/SP.
13 de outubro – plantio das mudas de palmeiras, em toda a extensão da Rua 01, hoje chamada Alameda Frei Sigrist, cultivadas desde a semente por frei Sigrist.
1994–
Inicio da Construção do Centro Comunitário e da Capela de São Francisco de Assis e Santa Clara, com verbas vindas da Alemanha e de doadores suíços e brasileiros.
1998
18 de outubro – morre na cozinha do barraco no Jardim Glória, vítima de infarto fulminante.
19 de outubro – sepultado no Cemitério de Helvetia, ao lado da sepultura de seu pai.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO