CELEBRAÇÕES E EVENTOS PROMOVIDOS NO ANO MEMORIAL DE 20 ANOS DE FALECIMENTO DE FREI SIGRIST






CELEBRAÇÕES E EVENTOS PROMOVIDOS NO ANO MEMORIAL DE 20 ANOS DE FALECIMENTO DE FREI SIGRIST - 2017/2018 pelo "GRUPO DE AMIGOS DE FREI SIGRIST", coordenados pelo historiador Claudinei Pollesel e com a direção espiritual de frei José Orlando Longarez.


OUTUBRO - 2017
Dia 11 - Claudinei Pollesel e sua esposa Dalva, visitam, por acaso, o Jardim Glória e são recebidos por Dona Joana, que os apresenta ao barraco do frei Sigrist, que se encontra em estado de abandono. Claudinei sente-se inspirado por Deus e inicia as celebrações criando o MEMORIAL DE FREI SIGRIST - 20 anos de falecimento.

NOVEMBRO - 2017
Dia 1 – FAXINA NO BARRACO DO FREI SIGRIST
No dia de todos os santos, 1º de novembro de 2017, demos o primeiro passo rumo à celebração do memorial de morte de frei Sigrist: abrimos o barraco e fizemos uma grande faxina! Estavam presentes os Leigos Missionários de Mamãe Cecília, Paulo e Nelis Bonassi, Claudinei e Dalva Pollesel, Shirlei Aparecida e Sandra Moura.

Dia 06 – MISSA SOLENE
Abertura solene e festiva do Memorial de 20 anos de falecimento de frei Sigrist, no Jardim Glória, na Capela São Francisco e Santa Clara, celebrada por frei José Orlando Longarez e frei Mauricio dos Anjos, frades menores capuchinhos.

Dia 07 - Criação da página “Memorial de frei Sigrist”, no Facebook, a pedido de frei José Orlando Longarez.

Dia 08–RESTAURAÇÃO DA FOTO e RECOLHIMENTO DOS MANUSCRITOS
Entreguei à  sra. Maria Helena Ruiz o quadro de frei Sigrist para que fosse restaurado. Ela viu as fotos postadas no Facebook e identificou a obra como sendo de autoria de seu filho, Fábio Ruiz, e se propôs a restaurá-lo.
Neste mesmo dia, recolhi todos os manuscritos que lá encontrei, com a autorização da eterna guardiã, dona Joaninha. Numa triagem inicial, separei os manuscritos nos seguintes autores: frei Sigrist, frei Longarez, frei Tonhão e frei Portuga, além de escritos dos primórdios da "Associação dos Moradores do Jardim Glória". Após ser catalogado e arquivado, todo o material será digitalizado e entregue à Província da Imaculada Conceição, dos Frades Menores Capuchinhos e ao Centro Cultural de Helvetia que poderão  disponibilizar para estudos posteriores, criando o arquivo de frei Sigrist.

Dia 15 – VISITA DA ARTISTA VIRGINIA WELCH
Atendendo ao nosso convite, esteve no Jardim Glória o casal Virginia e Pierre. São presenças especiais nestes eventos, pois foi ela, Virginia Welch, quem executou o maravilhoso painel em mosaico com mais de 40 metros quadrados, que ornamenta o presbitério da Capela de São Francisco e Santa Clara. Tanto a capela como o mosaico são obras sonhadas pelo coração de frei Sigrist, que plantou naquela comunidade uma das mais belas igrejas de Piracicaba.

Dia 24 - IDA A EMDHAP – Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba
Levei ao sr. João Manoel dos Santos, presidente da EMDHAP, a pauta de reivindicações para o "Barraco do Frei Sigrist": religação da água, manutenção das luzes e refletores, retirada do entulho em volta do barraco e ajardinamento do entorno. Fomos atendidos e o barraco passou a ter condições de receber visitas e eventos.

Dia 26 – PUBLICAÇÃO DE MATÉRIA NA “GAZETA DE PIRACICABA”

Dia 28 – FREI TITO VISITA O BARRACO
Prof. Francisco de Assis Pereira de Campos (frei Tito), ex-morador daquela comunidade quando religioso franciscano, companheiro de frei Sigrist, por mais de 06 anos morando na Fraternidade de Nossa Senhora da Glória, fez uma visita e bate papo. Rezou conosco dando graças a Deus pela vida e obra de frei Sigrist. Teve oportunidade de rever sua antiga casa, onde viveu num período muito especial em que o Jardim Glória passava por grandes transformações e fez uma pequena explanação, contando aos presentes um pouco sobre o convívio com este querido e saudoso profeta que foi frei Sigrist.

DEZEMBRO – 2017

Dia 13 - IDA AO CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).
Estive no Codepac, para inteirar-me do processo de tombamento do barraco e ver possibilidades para retomada do processo de Tombamento do Barraco, que foi aberto a pedido da Comunidade do Jardim Glória, em 2002, por intermédio da vereadora Dra. Márcia Pacheco.

Dia 18 – VISITA AO GABINETE DA VEREADORA NANCY FERRUZZI THAME
A vereadora apresentará projeto na Câmara Municipal de Piracicaba, para que seja feita sessão solene no dia 17 de outubro, em alusão aos 20 anos da morte de frei Sigrist; irá rever o processo de tombamento do barraco, parado há muitos anos e fará um projeto de jardim em torno do barraco, sinalizando que ali foi a casa de um franciscano.

Dia 20– ENCONTRO COM MONSENHOR JAMIL NASSIF ABIB
Mons. Jamil é pároco emérito da Catedral de Santo Antônio, da Diocese de Piracicaba, membro do IHGP, exímio historiador e referência na pesquisa histórica. Fomos até ele para buscar dicas sobre a questão do tombamento e as possibilidades de arquivamento do acervo de frei Sigrist.

Dia 27 – CRIAÇÃO DOS LOGOS DO MEMORIAL
Sonhando e imaginando projetos futuros criamos os logos CANTINHO DO PEBO  e MEMORIAL DE FREI SIGRIST  com desenhos artísticos e criativos mostrando um frei, ao lado de uma palmeira, um cachorro e um gato.

JANEIRO - 2018
DIA 04 - VISITA AO SR. JENESIO GOSSER
Graças ao casal querido Elaine e Robson Andreoti, tivemos hoje a graça de conhecer o senhor JENESIO GOSSER. Sr. Jenesio faz parte do Memorial de Frei Sigrist, pois foi ele que o encontrou falecido em seu barraco naquele domingo, 18 de outubro de 1998, ao buscá-lo para celebrar a santa missa na Capela de Nossa Senhora de Salete, do bairro Glebas Califórnia. Como membro ativo da Capela de Nossa Senhora de Salete, à época pertencente à Paróquia São José, da Paulista, cabia a ele a função de buscar frei Sigrist nos domingos de missa. Além desta função, era muito amigo do frei e mantinha com ele uma relação de muito carinho e amizade. Na conversa, esteve presente também, além da esposa do sr. Jenesio, o sr. Atilio Zaneti, o Tilinho sanfoneiro, que foi morador do bairro Monte Branco e também muito amigo e admirador do frei.

DIA 05 - VISITA AO FREI SERMO DORIZOTTO
Estivemos nas dependências do Seminário Seráfico São Fidélis (Avenida Independência, 790 – Piracicaba/SP), para um breve diálogo com frei Sermo onde pude explicar os objetivos destas celebrações em torno dos 20 anos de falecimento de frei Sigrist.
É importante a participação de frei Sermo para este memorial  pois foi ele quem acolheu frei Sigrist quando de seu retorno à vida religiosa franciscana em 1975, após mais de 20 anos de afastamento.  Em 1980, foi ele quem convidou frei Sigrist para juntos partirem para um período de quatro anos de estudos na Alemanha.  Na Alemanha, ambos estudaram a língua alemã e puderam se dedicar aos estudos. Frei Sermo optou por pedagogia, psicologia e afins, enquanto frei Sigrist estudou teologia e Bíblia.

Dia 06 – VISITA À CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SALETTE
Estivemos nesta noite de Santos Reis, 06 de janeiro de 2018, participando da missa na Capela de Nossa Senhora da Salette, do bairro Glebas Califórnia. Nesta capela, frei Sigrist celebraria a santa missa no dia de sua morte, 18/10/1998. Emoção amorosa que me trouxe ainda mais inspiração e vontade de levar adiante o Memorial de Frei Sigrist e de continuar sonhando com sua biografia. Encontramos na missa o já amigo querido Jenesio Gosser, que nos acompanhou até a capela antiga, já desativada, e nos lembrou um pouco mais de nosso santo amigo frei Sigrist.

Dia 08 – VISITA À PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – JUPIÁ
Neste dia de celebração do Batismo de Jesus, participei da santa missa na Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Jupiá. Bela celebração, presidida pelos padres Luiz Carlos de Siqueira Martins e Danilo Rubia Soares. Após a celebração, pude convidar junto com o senhor Jenésio Grosser, aquela comunidade para participar dos eventos e celebrações no barraco.  Após a missa, já na sacristia, pude ouvir do padre Danilo Rubia Soares, bonitas observações a respeito de frei Sigrist: “Não o conheci pessoalmente, mas parei várias vezes em frente ao seu barraco para refletir...”. “... utilizo seus escritos nas aulas de Bíblia, sobre o Apocalipse, não tem nada melhor e mais atual”.

Dia 10 – VISITA AO PREFEITO BARJAS NEGRI
O amor ao projeto do Memorial de Frei Sigrist levou-me hoje ao gabinete do prefeito de Piracicaba, prof. Barjas Negri. Fomos gentilmente recebidos pelo seu chefe de gabinete, Miromar Rosa, e pelo secretário de defesa do meio ambiente, prof. José Otávio Machado Menten. A ida ao gabinete teve dois motivos principais: mostrar ao prefeito o trabalho de resgate e de homenagem que está sendo feito neste ano memorial e pedir apoio para o lançamento do livro "Deo Omnis Gloria – frei Sigrist, a vida de um santo homem”.

Dia 12 - CAPELA DE SANTA TERESINHA E SÃO ROQUE - MONTE BRANCO - PIRACICABA/SP
Foi uma noite memorável, inesquecível, que tocou profundamente nossos corações e nossa alma! Participamos da celebração presidida pelo diácono Aderbal Soares Gomes, lindamente celebrada, com muita devoção. Após a celebração, foi nos dada a palavra para falarmos do Memorial de frei Sigrist. Toda a comunidade ali presente ficou emocionada e feliz ao saber do esforço que está sendo feito para preservar a memória de frei Sigrist, que foi capelão daquela capela rural por muitos anos. Frei Sigrist está muito vivo naquele pedaço do paraíso, que se chama Monte Branco.  Na época em que frei Sigrist foi capelão, esta capela pertencia à Paróquia São José, da Paulista; hoje pertence à recém-criada Paróquia Imaculada Conceição, da Nova Suíça, e tem como pároco o revmo. padre Eugênio Pessato. Na ocasião desta breve palestra, todos os presentes foram convidados a colaborar com o projeto do Memorial de Frei Sigrist trazendo fotos, documentos e depoimentos sobre o período em que o nosso frei esteve com eles.

Dia 18 - TERÇO DE NOSSA SENHORA DE SALETE –
Terço com o grupo de jovens da Paróquia Santa Rosa de Lima e com a missionária Elaine Castilho, que nos trouxe a espiritualidade de Nossa Senhora da Salette.

Dia 18 - VISITA A HELVÉTIA - FAMÍLIA DE FREI SIGRIST
Estivemos com a família de frei Sigrist na antiga casa da família, em Helvetia. Fomos recebidos por Dolores, Benvinda e Lino, irmãs e irmão do frei e pela Fernanda, sua sobrinha. Pudemos explicar um pouco do trabalho de resgate que está sendo feito neste ano memorial e buscar informações e depoimentos da família.

Dia 24 – VISITA AO BISPO DOM IRINEU DANELON
Visitamos nesta manhã de 24 de janeiro de 2018 o querido bispo piracicabano, emérito da Diocese de Lins, Dom Irineu Danelon. Recebeu-nos em seu chalé no Lar dos Velhinhos de Piracicaba, acompanhado pelo seu "anjo da guarda" Thiago Caputo. Foram momentos muito especiais, onde estivemos mais perto do céu e pudemos saborear um pouco desta figura tão grandiosa do nosso episcopado. Recebemos sua benção e ficamos felizes, pois ele aceitou nosso convite para celebrar na Capela do Jardim Glória em 26 de maio de 2018, dentro das celebrações dos 20 anos de falecimento de frei Sigrist.

FEVEREIRO - 2018
Dia 09– APRESENTAÇÃO DA CAPA DO LIVRO
Pelas redes sociais (facebook, Instagran e blog) anunciamos este bela notícia: "Amigos e irmãos de frei Sigrist: Apresento-vos aquela que será a capa da biografia do nosso frei. O sonho começa a tornar-se realidade! Sonhe conosco! Que neste ano do MEMORIAL DE 20 ANOS DE FALECIMENTO DE FREI SIGRIST, possamos levar esta linda história de amor a muitas pessoas. Querido frei Sigrist, o “Francisco do Glória”, interceda por nós junto a Deus Pai e nos mostre o caminho para o amor. Amém".

Dia 10 – VISITA DA PROFA. VALDIZA CAPRANICO
Tive a grata satisfação de acompanhar a professora Valdiza Capranico, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, do qual honrosamente faço parte, para uma visita ao barraco do frei Sigrist. Recebi dela a promessa de viabilizar junto ao Instituto Histórico o patrocínio para a biografia do frei Sigrist.  

Dia 20 – VISITA À RÁDIO EDUCATIVA FM
Nesta manhã de terça-feira, 20 de fevereiro de 2018, estive na Rádio Educativa FM, a convite de seu diretor, Carlos Eduardo Luccas Castro, para falar do Memorial de Frei Sigrist. A entrevista contou com a participação as repórteres Anelise Libardi e Rosiley Lourenço.

DIA 21 - TERÇO COM IRMÃ ARLETE FRARE
Iniciamos o terço em frente ao barraco, com a palavra da Irmã Márcia Santos Mendonça, Franciscana do Coração de Maria, recém-chegada da missão em Moçambique, na África e também animados com os cantos da querida Irmã Arlete Frare, Franciscana da Beata Angelina. Em procissão, seguimos até a Capela de Santa Clara e São Francisco, onde rezamos e louvamos a Deus por este momento especial, o evento dos 20 anos de falecimento de Frei Sigrist.

MARÇO – 2018
Dia 03 – ENCONTRO COM FREI CARLOS SILVA - MINISTRO PROVINCIAL DOS CAPUCHINHOS DE SÃO PAULO.
Sinto-me feliz e aliviado após o encontro de hoje com Frei Carlos Silva, Provincial dos Capuchinhos. Desde que iniciei o movimento em memória dos 20 anos de falecimento de frei Sigrist, quis que as três famílias do frei fossem envolvidas, consultadas e valorizadas: a família de sangue, seus irmãos e sobrinhos; a família religiosa, isto é, os frades capuchinhos e a comunidade do Jardim Glória, que recebeu seu apostolado. Com este encontro de hoje, fechou-se o ciclo e sinto-me em paz com as três famílias e em condições de continuar as celebrações e com a biografia "Deo Omnis Gloria - Frei Sigrist, a vida de um homem santo". Obrigado, frei Carlos Silva, que Deus o abençoe!  Importante frisar aqui que Frei Carlos Silva fez parte da primeira comunidade dos moradores do “barraco”. Esta primeira comunidade era formada por frei Sigrist e pelos estudantes Carlos Silva e Toninho. Frei Carlos Silva lembrou com carinho, no encontro de hoje, que passou mais de um mês ajudando na construção do primeiro barraco, que depois seria a Fraternidade Nossa Senhora da Glória. Do atual governo provincial dos capuchinhos, também frei José Gomes de Sousa Junior, chamado de frei Portuga, morou no barraco do Jardim Glória.

Dia 15 – ENCONTRO COM CÔNEGO ÁLVARO AUGUSTO AMBIEL
 Reunimo-nos com o cônego Álvaro Ambiel, primo de frei Sigrist e seu contemporâneo. Neste encontro, que aconteceu na Casa Geral das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, anexo ao Colégio Ave-Maria, em Campinas/SP, tive a oportunidade de atualizar o cônego sobre o andamento das celebrações, sobre a escrita da biografia e também mostrar a ele os documentos e fotos que estão sendo elencados para posterior arquivamento junto à Província dos Frades Capuchinhos.

Dia 21 – VISITAS DAS PROFESSORAS MARLY GERMANO PERECIN E VALDIZA CAPRANICO AO BARRACO
Nesta quarta-feira, 21 de março de 2018, às 16 h, o barraco do frei Sigrist recebeu a visita das professoras Marly Therezinha Germano Perecin e Valdiza Capranico, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. As professoras foram amigas e colaboradoras de frei Sigrist, durante seu período de atuação pastoral no Jardim Glória e, nesta visita, conheceram o local após seu restauro e o acervo ali presente. Nesta ocasião, foram recebidas pelo historiador Claudinei Pollesel, também membro do IHGP, que está coordenando as celebrações em memória dos 20 anos de falecimento de frei Sigrist. Junto de um grupo de amigos do religioso, está elaborando a biografia "Deo Omnis Gloria - Frei Sigrist, a vida de um santo homem", que será lançada em outubro.
 A razão maior desta vista das professoras Marly e Valdiza é tratar da questão do processo de tombamento do barraco como patrimônio histórico pelo CODEPAC. Este processo foi aberto em 2002 a pedido da então vereadora dra. Marcia Pacheco, que atendeu ao apelo da comunidade do Jardim Glória, que sempre manteve e cultuou aquele barraco como um memorial da vida e atuação de frei Sigrist, frade capuchinho que ali viveu e morreu. Por razões burocráticas, este processo não foi finalizado e está sendo retomado agora pela vereadora e professora Nancy Thame, para que o barraco receba este título de PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA.
Em nome da Província da Imaculada Conceição, dos Frades Menores Capuchinhos, da família e dos amigos do frei Sigrist e da comunidade do Jardim Glória, agradeço a gentil visita das nobres e queridas professoras.

Dia 23/03/2018– TERÇO COM O GRUPO DE MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS
Foi um momento de paz e bênção, onde pudemos rezar pelos filhos e pela família, pedindo a intercessão de nosso amigo frei Sigrist.

ABRIL – 2018
Dia 05 – CORTE DE 11 PALMEIRAS IMPERIAIS EM VOLTA DA CAPELA
Onze exemplares das palmeiras imperiais plantadas por frei Sigrist em mutirão com a comunidade tiveram que ser retiradas do entorno da capela pois apresentavam riscos de queda. A retirada foi feita pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretária de Defesa do Meio Ambiente.

Dia 10 – CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA A BIOGRAFIA
Após o encontro com o Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo, frei Carlos Silva, intensificamos a campanha para arrecadar fundos para o lançamento da biografia de frei Sigrist, divulgando a conta dos frades para que receba os depósitos. Com estas doações completaremos o valor faltante pois o IHGP patrocinará o valor parcial.

Dia 11 – O MEMORIAL DE FREI SIGRIST RECE O BELÍSSIMO PAINEL DE AUTORIA DE OSVAIR PERON
Painel artisticamente confeccionando em saco de estopa utilizando como material as sandálias, os óculos e o boné de frei Sigrist, ornamentado com o símbolo franciscano (braço de Jesus e braço de Francisco) com a frase: frei Sigrist, mensageiro da paz e da esperança.

DIA 14 – PARTICIPAÇÃO NA MISSA E FESTA DOS 130 ANOS DE HELVETIA
Claudinei Pollesel, Pierre Burtsch e Virginia Welch participam da santa missa celebrada em ação de graças pelos 130 anos de fundação de Helvetia e da festa tipicamente suíça. Na ocasião a comitiva de Piracicaba encontrou-se com a família de frei Sigrist e os inteirou dos preparativos deste ano memorial.

DIA 15 – O JARDIM GLÓRIA RECEBE A RELÍQUIA DE SÃO NICOLAU DE FLÜE
Grupo de amigos de frei Sigrist e do Jardim Glória recebe a visita de Monsenhor Josef Rosenast, capelão de São Nicolau, da Suíça que entrega á esta capela uma belíssima e rica relíquia de primeira grau de São Nicolau de Flüe (fragmento de osso). Monsenhor Josef Rosenast conheceu o barraco de frei Sigrist, a Capela e o Jardim Glória e ficou informado sobre as celebrações deste ano memorial.

DIA 18 – A RELÍQUIA DE SÃO NICOLAU DE FLÜE INICIA A PEREGRINÇÃO
a relíquia de São Nicolau inicia uma pequena peregrinação visitando residências, hospitais, igrejas e mosteiros de Piracicaba.

- VISITA AO PADRE DANILO RUBIA
Claudinei Pollesel e Dalva visitam Padre Danilo Rubia, reitor do Seminário da Imaculada Conceição, da Diocese de Piracicaba para devolver a pasta, emprestada por ele, com dezenas de rascunhos de aulas proferidas por frei Sigrist, quando era professor da Escola de Teologia.

Dia 20 – REUNIÃO COM A COMUNIDADE PARA PREPARAR A LITURGIA DA MISSA DE 26/05
Reunidos com a comunidade da Capela do Jardim Glória, sob a coordenação do jovem Lucas, da Comunidade de Vida Theotokos, preparamos a liturgia da missa que será celebrada na capela no dia 26 de maio de 2018,

- ENCONTRAMOS A “CRUZ NEGRA”
Após a reunião de preparo da liturgia encontramos no armário da sacristia da capela a imagem de Cristo Crucificado, carinhosamente chamada por frei Longarez de "A GRANDE CRUZ NEGRA", que foi cedida pelo sr. Frutuoso, para que retorne ao barraco.

Dia 25 – VISITA AO DOZINHO E SUA ESPOSA EVA
Visita ao sr. Salvador de Souza (Dozinho) e sua esposa Eva para conhecer seus arquivos e ouvir suas muitas histórias. São do grupo dos primeiros moradores da comunidade e Dozinho foi presidente da Associação de Moradores e amigo próximo de frei Sigrist. Disponibilizou muitas fotos e documentos que enriqueceram a escrita da biografia do frei.

MAIO – 2018
Dia 01 – REUNIÃO COM FREI SERMO DORIZOTTO
Encontro com frei Sermo Dorizotto, nas dependências do Seminário Seráfico São Fidelis para análise e correção da biografia de frei Sigrist.

Dia 02 – REUNIÃO NA CASA DE BERTA SIGRIST, em Campinas/SP
Primeira reunião de trabalho com a família de frei Sigrist para leitura e correção da biografia. Estiveram presentes as irmãs Berta e Benvinda, além das primas Bela Ambiel e Ligia Amstalden e Dalva Severo Pollesel.

Dia 09 -O MEMORIAL RECEBE DA ASSISTENTE SOCIAL ROSEMEIRE APARECIDA DE OLIVEIRA DEZENAS DE FOTOS DO JARDIM GLÓRIA .
Dentro das celebrações do ano memorial a assistente social Rose, irmã de frei Anderson e amiga de frei Sigrist, cede seu arquivo digital de quase 100 fotos do Jardim Glória em todas as suas fases: antes da chegada dos franciscanos, durante a presente de frei Sigrist e religiosos e após a saída da fraternidade.

Dia 10 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO DO JARDIM DO BARRACO
A vereadora Nancy Thame, seus assessores e a arquiteta paisagista Jacqueline Dorio de Souza apresentam á comunidade do Jardim Glória o projeto do jardim do barraco do frei Sigrist.

- APRESENTADO O ESBOCOÇO DA BIOGRAFIA Á PRESIDENTE DO IHGP, Profa. VALDIZA CAPRANICO, que comprometeu-se á pagar parte da despesa para a publicação de 1000 exemplares da biografia de frei Sigrist, que será distribuida gratuitamente.

Dia 11 – O JORNAL “A GAZETA DE PIRACICABA” PUBLICA O TEXTO “A PÁSCOA DE FREI SIGRIST”, de autoria do historiador Claudinei Pollesel.

Dia 26 – SANTA MISSA NA CAPELA DO JARDIM GLÓRIA
Santa missa em ação de graças pelo aniversário natalício de frei Sigrist (86 anos) celebrada pelos freis Carlos Silva, José Orlando Longarez e pelo missionário xaveriano Padre Giovanni Murazzo. No final desta celebração foi dada a benção com a relíquia de São Nicolau de Flüe e reentronizada no barraco a "GRANDE CRUZ NEGRA" por frei José Orlando Longarez e Professor Toninho Supriano, ex moradores daquela fraternidade franciscana.

JUNHO – 2018
Dia 07 – REUNIÃO NA RESIDÊNCIA DE BENVINDA SIGRIST, em Campinas/SP
Segunda reunião de trabalho e leitura da biografia de frei Sigrist na casa de sua irmã Benvinda, com a presença de  Fernando Coppo, Berta e Dolores Sigrst, Bela Ambiel e Marli Perecin, historiadora de Piracicaba, que foi com Claudinei Pollesel. Após a reunião Bela Ambiel acompanhou Claudinei e Marli até Helvetia para visita á antiga residência da família Sigrist e ao Sítio São Miguel, residência da família Ambiel, onde nos encontramos com Célia Wolf, do Centro Cultural de Helvetia.

Dia 09 – A CAPELA DO JARDIM GLÓRIA GANHA DA SUÍÇA A IMAGEM DO CASAL SANTO, NICOLAU E DOROTHEA
Ligia Madalena Amstalden em viagem de férias na Suíça, recebe do Monsenhor Josef Rosenast, capelão de São Nicolau de Flüe, uma artística imagem esculpida em madeira do casal santo, São Nicolau de Flüe e sua esposa Dorothea, como presente daquela comunidade á Capela do Jardim Glória.

Dia 23 – MISSA e REUNIÃO EM HELVETIA
Missa na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia para receber e apresentar á comunidade os presentes da Suíça, a relíquia e a imagem de São Nicolau. A apresentação da imagem foi feita pelos irmãos Jose Arnaldo Amstalden e Ligia Madalena Amstalden e a relíquia foi apresentada por Bernadete (Bela) Ambiel. A missa foi celebrada pelo Cônego Álvaro Augusto Ambiel, administrador da paróquia e pelo Padre José Eduardo Sesso, do clero da Diocese de Piracicaba. Após a Santa Missa todos foram convidados para se dirigirem ao Espaço Cultural onde foram apresentados duas palestras, ministradas por Luiz Fernando Ferraz Amstalden e Claudinei Pollesel e servida uma deliciosa sopa de abóbora, tudo gentilmente preparado pela Diretoria da Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe.
Após a missa pedimos ao sr. Carlos Alberto Ambiel, exímio carpinteiro com formação na Suíça que fizesse a incrustação da teca em ouro que contém a relíquia na base da imagem do casal santo, por questão de segurança e praticidade. Na seqüência a imagem relicário iniciou a peregrinação entre os moradores de Helvetia, Indaiatuba e Campinas até que seja entregue á Capela do Jardim Glória.

JULHO - 2018
Dia 03 – VISITA DO PADRE MARCO ANTONIO AMSTALDEN
Dalva e eu recebemos em casa, para um gostoso café com bate-papo, o Padre Marco Antônio Amstalden, piracicabano, pároco da Paróquia de Sant’Anna, de Sousas, em Campinas/SP. O motivo principal de sua visita foi para que assinasse, junto com Cônego Álvaro Augusto Ambiel e frei Carlos Silva, documento que explica ao senhor bispo da Diocese de Piracicaba, o porque da vinda da relíquia de São Nicolau e de sua imagem para a Capela do Jardim Glória.













































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO