capítulo 1 - RAZÕES PARA O TOMBAMENTO HISTÓRICO DO BARRACO DO FREI SIGRIST - projeto de santidade


RAZÕES PARA O TOMBAMENTO HISTÓRICO DO BARRACO DO FREI SIGRIST
Conheça a vida e a obra do frade capuchinho que sonhou e transformou uma favela de Piracicaba/SP em uma sociedade digna e justa.
“...À Província de São Paulo desejo e peço que estejam perto dos pobres, inspirando-se na bela figura de frade que foi Frei Francisco Sigrist, o frade da vossa Província que conheci no longínquo mês de junho do 1991”.  (Frei Mauro Jöhri, Ministro Geral dos Frades Menores capuchinhos, em 02 de setembro de 2018).
O “BARRACO DO FREI SIGRIST”, localizado no Jardim Glória II, em Piracicaba/SP é um memorial da vida e da obra de frei Francisco Erasmo Sigrist, frade capuchinho falecido em 1998 e da presença dos frades franciscanos capuchinhos que ali viveram por 20 anos, como pobres, entre os pobres e para os pobres. Mais que uma rustica construção de madeira, é espaço sagrado onde pode-se respirar e sentir a presença de Deus, o Pai das Misericórdias.
Frei Sigrist foi o guardião, isto é, o responsável pela fraternidade franciscana que ali existia, desde seu início, em 1985 até sua repentina morte em 18 de outubro de 1998. Vivendo neste barraco formou estudantes e religiosos, que se preparavam para a vida religiosa, ao mesmo tempo em que exercia as funções de professor no Seminário Seráfico São Fidélis, nos cursos de teologia para leigos e de pastoral na Diocese de Piracicaba; capelão em dezenas de capelas da zona rural e das periferias, além de vigário paroquial na Igreja dos frades, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Com sólida formação teológica adquirida em seus estudos na Universidade de Würzburgo, na Alemanha assessorou movimentos como as Equipes de Nossa senhora, além de produzir e traduzir textos de teologia que são referenciais até hoje. Exercia com especial amor e caridade o sacramento da confissão sendo procurado diuturnamente por fiéis de todos os lugares, que recebiam dele carinho, atenção e orientação firme e categórica, dentro das normas católicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO