capítulo 5 - RAZÕES PARA O TOMBAMENTO HISTÓRICO DO BARRACO DO FREI SIGRIST - a criação da Pastoral da Criançaa


RAZÕES PARA O TOMBAMENTO HISTÓRICO DO BARRACO DO FREI SIGRIST
Conheça a vida e a obra do frade capuchinho que sonhou e transformou uma favela de Piracicaba/SP em uma sociedade digna e justa.

 “...À Província de São Paulo desejo e peço que estejam perto dos pobres, inspirando-se na bela figura de frade que foi Frei Francisco Sigrist, o frade da vossa Província que conheci no longínquo mês de junho do 1991”.  (Frei Mauro Jöhri, Ministro Geral dos Frades Menores capuchinhos, em 02 de setembro de 2018).

A questão da fome e da desnutrição infantil era algo assustador. Frei Sigrist cria a sopa comunitária, preparada e servida diariamente a todos que tivessem fome. Contrata com pagamento de salários as senhoras da comunidade para serem as cozinheiras e inicia na favela, junto com Padre Vicente Tonetto, pároco da São Francisco Xavier, a quem está ligada a comunidade do Jardim Glória, a Pastoral da Criança, iniciativa pioneira da Diocese de Piracicaba. Com estas ações reduz drasticamente a fome e a mortalidade infantil. Cuida com o mesmo carinho dos doentes, oferecendo remédios, curativos e acompanhamento, assumindo muitas vezes, ele próprio os cuidados com a higiene destes doentes.


Comentários

Bird of Peace disse…
Um gesto humanitário e compaixão pelos pobres! Jesus nos ensinou ama a teu próximo como a ti mesmo! shalom

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO