capítulo 4 - RAZÕES PARA O TOMBAMENTO HISTÓRICO DO BARRACO DO FREI SIGRIST - saneamento básico


RAZÕES PARA O TOMBAMENTO HISTÓRICO DO BARRACO DO FREI SIGRIST
Conheça a vida e a obra do frade capuchinho que sonhou e transformou uma favela de Piracicaba/SP em uma sociedade digna e justa.

 “...À Província de São Paulo desejo e peço que estejam perto dos pobres, inspirando-se na bela figura de frade que foi Frei Francisco Sigrist, o frade da vossa Província que conheci no longínquo mês de junho do 1991”.  (Frei Mauro Jöhri, Ministro Geral dos Frades Menores capuchinhos, em 02 de setembro de 2018).


Em paralelo a estas construções frei Sigrist cobra dos poderes públicos o saneamento básico, água, luz e esgoto. Oferece sua força de trabalho, os moradores, que assumem mais esta demanda, no sistema de mutirão em parceria com a prefeitura. Aquilo que a prefeitura não fornece, frei Sigrist busca entre seus colaboradores, mas as obras não param. Para coordenar todo este movimento e evitar erros e desvios, cria a Associação de Moradores e torna-se seu presidente. Controla pessoalmente toda a movimentação financeira, economizando cada centavo. Era comum encontra-lo caminhando em direção ao centro da cidade ou em direção ao Seminário Seráfico, para economizar o dinheiro da passagem do ônibus, ou da gasolina do velho fusca, que se transformava em pão para os pobres. Sua retidão e firmeza com a questão financeira suscitava novos colaboradores e doadores que viam que aquele projeto de reconstrução do Jardim Glória II era divino e abençoado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMIGRANTES ITALIANOS QUE VIERAM NO VAPOR MANILLA EM 30 DE OUTUBRO DE 1897

FAMILIA EVANGELISTA - COMPANHEIROS NO VAPOR MANILA

POLESEL, POLLESEL, POLEZEL, POLIZEL, POLEZER, POLEZELLI, POLESELLO